Por tamara.coimbra

Rio - Quase 20 milhões de contribuintes ainda não enviaram a declaração de Imposto de Renda 2014 à Receita Federal. Faltando 22 dias para a data final de entrega, em 30 de abril, pouco mais de 7,3 milhões de pessoas já declararam o IR este ano.Quem perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.

Foi publicado no Diário Oficial da União o calendário da restituição, que será efetuada em sete lotes no período de junho a dezembro deste ano. O valor será depositado ao contribuinte na agência bancária indicada na declaração.

As restituições obedecem à ordem de entrega à Receita, mas têm prioridade as pessoas a partir de 60 anos, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental. O calendário não se aplica às declarações de 2014 retidas na malha fina para análise, em decorrência de inconsistências nas informações.

Para quem ainda não fez e não entregou, os programas estão disponíveis para para download no site da Receita. O supervisor nacional do IR da Receita Federal, Joaquim Adir, pediu que os contribuintes começassem a fazer a declaração “logo”, para evitar problemas de última hora. “Porque a dúvida para esclarecer, ou o documento que está faltando, o contribuinte só percebe na hora que começa a fazer a declaração. O importante é já ver qual é a situação. O recibo médico, por exemplo. A maioria dos brasileiros pega o recibo e guarda não sabe aonde. Ou, às vezes, nem pegou ainda o recibo e vai correr atrás para pegar o CPF do médico. O importante é começar logo para olhar se está tudo certo”, disse Adir.

Também neste ano, os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica recebem, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração.

Veja o calendário completo:

1º lote - 16 de junho de 2014
2º lote - 15 de julho de 2014
3º lote - 15 de agosto de 2014
4º lote - 15 de setembro de 2014
5º lote - 15 de outubro de 2014
6º lote - 17 de novembro de 2014
7º lote - 15 de dezembro de 2014

Você pode gostar