Rio - A Nestlé espera crescimento de vendas nos próximos trimestres após desacelerar para 4,2% em moeda local no primeiro trimestre, quando o tempo excepcionalmente frio atingiu vendas na América do Norte e consumidores europeus continuaram optando por marcas mais baratas.
A fabricante das sopas Maggi e do café instantâneo Nescafé está enfrentando tempos difíceis, com um lento crescimento nos mercados emergentes já não compensando vendas fracas nas economias desenvolvidas, que respondem pela maior parte de seu negócio.
A maior empresa de alimentos do mundo disse que espera que o contínuo fortalecimento do franco suíço impacte suas vendas divulgadas este ano.
Mas a companhia afirmou que o lançamento de novos produtos estava ajudando a sustentar o crescimento em condições de mercado difíceis, e que iria continuar inovando e apoiando suas marcas.
As vendas em moeda local no primeiro trimestre subiram para 20,8 bilhões de francos suíços (US$ 23,66 bilhões), aquém da previsão de 21,46 bilhões em consenso de analistas em uma pesquisa da Reuters. As vendas caíram 5,1% em francos suíços, atingidas pela força relativa da moeda suíça.
O crescimento orgânico do primeiro trimestre de 4,2%, que desconsidera movimentos cambiais e aquisições, ficou ligeiramente acima da previsão de 4,1% da pesquisa, mas abaixo do patamar de 4,3% no mesmo período do ano passado, e do crescimento de 4,6% no consolidado de 2013.
"Nós confirmamos nossa previsão para o ano inteiro: o desempenho será ponderado pelo segundo semestre, superando o mercado, com crescimento orgânico de cerca de 5%", disse a Nestlé em comunicado.
A Nestlé gera um quarto de suas vendas nos Estados Unidos. Nas Américas, as vendas subiram 4,6%, ajudadas por uma forte demanda por café solúvel e alimentos para animais de estimação na América Latina. As vendas na Europa avançaram apenas 0,3%, com os preços continuando a cair, enquanto a região de Ásia, Oceania e África (AOC) cresceu 7,3%.