Por thiago.antunes

Rio - A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abre na segunda-feira inscrições para 19.642 vagas em 73 cursos gratuitos de qualificação profissional. As oportunidades são distribuídas em 90 unidades da instituição no estado. Os interessados têm até 11 de maio para se inscrever, somente pelo site (www.faetec.rj.gov.br), por meio do link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”.

O sorteio público das vagas será no dia 13 de maio e os candidatos sorteados terão entre os dias 14 e 20 do próximo mês para fazer as matrículas. Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental completo. Os alunos terão 12 semanas de aulas, que começam dia 30 de junho.

Destaque para os novos cursos dos recém-inaugurados Centros Vocacionais Técnicos (CVTs) Campinho, com 30 vagas para estofador de móveis; e Seropédica, com 40 chances para comprador, que forma profissionais responsáveis por selecionar e avaliar fornecedores em processo de compra na gestão de negócios.

O curso de panificação é um dos 73 oferecidos pela Faetec. É necessário ter o Ensino FundamentalDivulgação

Os cursos de agente de informações turísticas e recepcionista em meios de hospedagem podem ser um diferencial para quem deseja aproveitar as oportunidades que chegam com os grandes eventos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Para a presidenta da Faetec, professora Maria Cristina Lacerda, o mercado de trabalho precisa de bons profissionais com formação de qualidade.

“A educação profissional possibilita ao aluno a aquisição de conhecimentos que garantem a inserção imediata no mercado de trabalho. Esta prática atende, assim, às necessidades de mão de obra especializada exigida pelos empregadores”, assegura a presidenta.

De acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira, a Faetec tem um papel importante no crescimento da economia fluminense com a oferta de formação profissional para atender às demandas empresariais. “Essa segunda rodada de vagas reserva quase 1,5 mil oportunidades para os últimos seis CVTs inaugurados”, diz.

Você pode gostar