Por bferreira

Rio - O concurso público é a forma mais democrática de se conseguir um emprego. Mesmo para os candidatos mais idosos, as chances são iguais. O requisito da oportunidade pública é estudar.
Inclusive, pessoas mais velhas têm prioridade. Então não há discriminação como no mercado privado.

A dica é estudar com afinco e buscar a vaga com objetivo. Fazendo isso e estando dentro dos requisitos do edital, não há impedimento para candidatos acima dos 50 anos.

As regras são as mesmas. Buscar uma boa apostila de autores renomados, se organizar para criar uma rotina de estudo, e seguir até conseguir a vaga esperada.Para mais informações sobre como passar em provas, mesmo após estar muito tempo fora da escola, leia abaixo.

Por Cláudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho acompanhado as notícias sobre concursos e achei interessante. Gostaria muito de voltar a estudar, mas tenho 57 anos. Posso fazer concurso? Vou sofre discriminação igual a que sofro no mercado privado?”

Angela Peixoto, Ilha do Governador

Angela, os concursos públicos são a forma mais democrática de obter um emprego. Assim, a discriminação que você pode enfrentar, por causa da idade, na iniciativa privada, não se repete no serviço público. Inclusive, na maioria das seleções, um dos critérios de desempate é a justamente a idade.

Pessoas mais velhas têm a preferência sobre as mais novas na hora do desempate. Tecnicamente você só não tomará posse se já tiver atingido os 70 anos, pois com essa idade a aposentadoria é compulsória. Até esse limite oficial, você pode assumir o cargo.

Em alguns concursos é possível que haja restrições quanto à idade, por contada atividade do cargo, sendo fundamental acompanhar os editais para escolher aqueles sem essa restrição.

Concurso público demanda investimento em tempo de estudo e dedicação. Conheço muitas pessoas, na sua faixa etária, que estão a pleno vapor frequentando aulas, turmas de teoria, de exercícios e simulados. Ou seja, entrando na briga para ganhar uma vaga!

E é lindo quando chego às salas de estudos do curso e presencio pessoas mais idosas estudando com afinco, tirando dúvidas com os professores e trocando conhecimento com os colegas, sejam da mesma idade, sejam mais novos, enfim, determinadas a vencer. Mas sabe o que é mais gratificante? É quando essas pessoas chegam até e dizem: fui classificada num concurso. E isso, Angela, pode acontecer com você também, só depende da sua determinação e organização nos estudos.

O quanto é importante para você, ter um bom salário e estabilidade, mesmo que por tempo restrito? Depois disso tudo, se for relevante é arregaçar as mangas e cair nos estudos.

Vá em frente e faça uma boa preparação!

Cláudia Jones é jornalista e especialista do site Questões de Concursos

Você pode gostar