Por bferreira

Rio - Por um desses desvios de conduta tão comuns no Legislativo, arrasta-se desde 2009, na Câmara Municipal do Rio, o Projeto de Lei 491, que prevê a redução da alíquota de ISS de 5% para 2% para todos os serviços de TI. Uma pena. Não é por acaso que a gente vê que outros estados ganham força no mercado de tecnologia brasileiro.

O Seprorj, sindicato que reúne as empresas do setor no Rio, acaba de liberar um estudo (disponível no site http://tirio.org.br) comparando as alíquotas de ISS em serviços de Informática e em Tecnologia da Informação nas capitais do país. No Sul, no Sudeste e em boa parte do Nordeste, as alíquotas foram estabelecidas em 2%. É a concorrência ganhando espaço.

Não dá para entender essa miopia. O Rio tem todas as condições para se estabelecer como polo de tecnologia relevante para o país — basta ver os altos investimentos que gigantes como Intel e EMC estão fazendo por aqui. A concentração de boas faculdades é outro ponto positivo, como se vê na Ilha do Fundão.

E as perspectivas são boas. O Seprorj estima que, daqui a dez anos, o setor movimente cerca de R$ 550 bilhões. A julgar pelo comportamento do nobre Legislativo carioca, no entanto, parece que não estamos muito interessados em morder uma fatia desse montão de dinheiro.

Trabalhem, vereadores!

Está chegando às livrarias a sexta edição da revista ‘Zum’%2C especializada em fotografia.Divulgação

Uma boa sacada

Está chegando às livrarias a sexta edição da revista ‘Zum’, especializada em fotografia. Como a tecnologia permite que hoje todos tenhamos uma câmera no bolso, a publicação (foto ao lado)merece todo o apoio, porque eleva o nível da produção fotográfica nossa de cada dia.

>>> Acabei de testar o 30porcento.com.br. É uma livraria virtual que, como diz o nome, vende todos os títulos com 30% de desconto. Para quem consome muitos livros, é uma tentação. E o serviço funciona: a encomenda foi entregue no prazo, sem qualquer problema. Vida longa pro site.

NOTAS

PRÊMIO GOOGLE

O Instituto Igarapé, do Rio, acaba de ganhar R$ 500 mil da Google para desenvolver o aplicativo Índice de Segurança da Criança (CSI). Trata-se de um ferramenta de pesquisa digital para smartphones, que mapeia a percepção sobre a segurança em áreas afetadas pela violência.

CEM VAGAS NA TIM

A gente sabe que não está fácil pra ninguém. Por isso mesmo, se você está procurando oportunidades na área de tecnologia, não custa nada dar uma conferida no site da TIM, que está abrindo cem vagas na área de operação de rede no Network Operation Center (NOC), o polo tecnológico da operadora em Santo André que está virando referência na área de redes.

Os interessados têm que ter formação nas áreas de engenharia, tecnologia ou correlatas. Para as vagas de nível técnico, serão aceitos candidatos com formação em eletrônica, telecomunicações, mecatrônica e outros cursos da área de tecnologia. Boa sorte.

Você pode gostar