Rio - As empresas aéreas estão com uma série de iniciativas especiais até o fim da Copa do Mundo para atrair os clientes. A TAM, por exemplo, usará embalagens customizadas no serviço de bordo e lenços verdes e amarelos nos uniformes e receberá passageiros com tapete verde na porta das aeronaves. Hoje, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas anuncia balanço sobre os preparativos das operações durante os jogos.
Os serviços surgem com o aumento de passageiros nas cidades-sede e depois que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que as aéreas podem ser multadas por atrasos nos horários, os chamados slots.
A Azul personalizou as famosas balas de gelatina em formato de avião, com as cores verde, azul e amarela nos sabores maçã verde, framboesa e abacaxi, respectivamente. A embalagem do produto tem cores da bandeira nacional e a frase “Vai pra cima, Brasil!”. As guloseimas começaram a ser distribuídas, disponíveis sem custo adicional nos voos.
A Avianca, por sua vez, sorteará 11 pacotes com um milhão de milhas no programa Football Club durante a competição, do qual os passageiros terão a oportunidade de participar. A Gol lançou uniformes com um toque verde-amarelo para seus profissionais.
Quem já chegou ao Rio, quer aproveitar ao máximo a cidade, como o administrador de empresas Jamis Tavares, 32 anos, morador de Manaus (AM). “Estamos no ritmo da Copa. Compramos camisas, estamos muito animados”, afirmou.
Para o diretor de Comunicação, Marca e Cultura da Azul, Gianfranco Beting, o Mundial será oportunidade de colocar em prática o que a empresa busca. “A companhia trabalha para que o serviço prestado seja impecável”, pontua. Já a presidenta da TAM, Claudia Sender, disse em comunicado que as pessoas precisam se ‘conectar’ a empresa: “Sempre tivemos consciência do tamanho da nossa responsabilidade”.