Rio - Cerca de 360 quilos de alimentos impróprios para o consumo foram encontrados nesta quinta-feira por fiscais do Procon, da Prefeitura do Rio, em duas unidades do supermercado Extra.
No Extra da Rua Leopoldina Rego, 666, em Olaria, a fiscalização apreendeu 205,7 quilos de carnes salgadas, entre os quais 148,5 quilos de bacalhau. Diversas peças exalavam mau cheiro e não exibiam data de validade, nem o nome do fornecedor. Havia ainda poças de água junto a algumas mercadorias expostas.
Já na loja do Extra da Rua de Santana, 157, no Centro, 156 quilos de carne de frango, bovina e suína foram inutilizados porque os fiscais constataram que o refrigerador não estava conservando adequadamente os alimentos congelados, contrariando a orientação dos fornecedores para consumo em 24 horas após o descongelamento.
O supermercado foi autuado e, após o prazo de defesa, será multado. Segundo a secretaria de Defesa do Consumidor, Solange Amaral, é importante verificar o prazo de validade e as condições do produto, antes de comprar.
- Ao perceber qualquer alteração na aparência, coloração ou cheiro do alimento, o consumidor não deve comprar e pode denunciar ao Procon Carioca.
O e-mail para denúncias é atendimento@proconcarioca.org.br.