Por bferreira
Produto faz referência à paisagem que não existe na capital paulistaReprodução

São Paulo - A Copa do Mundo começou ontem no estádio do Itaquerão, Zona Leste de São Paulo, com a seleção brasileira ganhando da Croácia. Depois de acompanhar o jogo, os torcedores puderam festejar sob os coqueirais da praia da capital paulista. Ao menos é esta a visão da cidade promovida pela marca francesa Celio. A empresa de fast fashion lançou coleções de roupas inspiradas no Mundial e no Brasil, mas cometeu uma gafe ao criar uma camiseta com os dizeres “São Paulo Beach” — que significa praia de São Paulo —, mostrando a foto de um coqueiral, bem diferente do cenário cinzento da cidade. A vegetação retratada é atípica até mesmo no litoral paulista. A praia com nome genérico também causa estranheza.

O produto é vendido no site da marca ao lado de camisetas que fazem alusão às cidades do Rio e Salvador, que também têm os coqueiros e a praia como temas principais. Elas são vendidas por 15,99 euros (cerca de R$ 48).

A camiseta com a imagem de Copacabana, por exemplo, traz uma estampa de coqueiros. No entanto, a famosa praia carioca não tem esse tipo de vegetação. Em outras camisetas, a maioria com fotos e nomes de praias do Rio, são encontrados os dizeres “Vida na praia”, “Verão, sol, paraíso” e até mesmo a misteriosa sentença “Copacabana: o lugar onde eu quero ser”.

A Celio foi procurada, mas não havia enviado uma resposta até o fechamento desta edição.

Especializada em artigos esportivos, a loja Lilly Whites de Londres, na Inglaterra, teve mais sucesso nas estampas do que a marca francesa. Uma das camisetas na cor amarela tem os escritos “Brazil Canarinho”, em referência ao apelido da Seleção. Outra tem imagens do Cristo, palmeiras e jogadores de futebol, mas apelou ao incluir fotos de seios e bumbuns de brasileiras.

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