Por bferreira

Rio - A Copa é um sucesso etc e tal, mas o torcedor continua sofrendo com a conexão dentro dos estádios. Foi o que aconteceu com um amigo aqui da coluna, domingo, no Maracanã. Não teve santo que o permitisse subir um vídeo bobo que ele gravara no celular. Por mais que as operadoras tenham investido R$ 220 milhões para segurar a demanda durante os jogos, o uso intenso de smartphones e afins acaba pesando.

Segundo o SindiTelebrasil, que representa as operadoras de telecom, o tráfego de dados nas 12 primeiras partidas do Mundial foi equivalente ao envio de mais de sete milhões de fotos. O Claudio Sá de Abreu, da Vialink, fez um cálculo interessante a respeito:

“Podemos estimar, por baixo, que, das 60 mil pessoas em um jogo, 14% (cerca de 8.400 espectadores) estão usando um smartphone. Se 10% deles resolverem enviar uma única foto em alta resolução, com tamanho equivalente a 4 MB, estaremos falando de 33,6 GB de dados no total. Para que essas fotos possam ser transferidas em até cinco segundos, cada aparelho consumirá um link de 6,5 Mbps, e o evento, como um todo, precisará de conexões que somem 55 Gbps, o que é muito alto”, disse ele.

O Claudio considerou aí apenas a transmissão de fotos. Mas, como todo esse material vai para as centrais das empresas de telecom, esse tráfego pode sobrecarregar toda a rede.

DE OLHO NO ONLINE

O Reuters Institute está divulgando a pesquisa Digital News Report 2014, com 18 mil leitores de sites de notícias, distribuídos em dez países, inclusive o Brasil. Diz que 35% das pessoas usam o Facebook para ficar sabendo sobre as novidades do mundo. Na faixa etária entre 18 e 24 anos, 49% consomem informações online.

CARO, MAS VALE

A Amazon anunciou ontem o lançamento da versão do Kindle Paperwhite com 3G gratuito para o Brasil. O leitor, que pode armazenar cerca de mil ebooks, pesa pouco mais de 200 gramas, tem menos de um centímetro de espessura e, na versão com 3G grátis, permite baixar obras de cem países. A loja Kindle Brasil oferece dois milhões de eBooks, sendo mais de 30 mil em português e mais de 2.500 gratuitos. Para quem ainda está devendo o presente do Dia dos Namorados, é uma sugestão. Mas tem um detalhe: o aparelho custa R$ 699. Ou seja, o namorado (ou namorada) tem que fazer por merecer.

PRESENTE DE NATAL

Imagens como esta aqui%2C indicando como será o iWatch%2C o relógio inteligente da Apple%2C estão seduzindo applemaníacos mundo aforaReprodução

Pode ser que sim, pode ser que não seja nada disso. Mas imagens como esta aqui, indicando como será o iWatch, o relógio inteligente da Apple, estão seduzindo applemaníacos mundo afora. No fim das contas, será um dispositivo com tudo o que possa ser condensado num relógio de pulso, esbanjando em design, sensores e funcionalidades mil. Haverá aplicativo para tudo o que você precisa e, claro, o que não precisa. Certo é que a Apple já marcou um grande evento para outubro, quando haverá muitas novidades sendo anunciadas. Ou seja: se você é um applemaníaco, é bom começar a juntar uma graninha. Não se sabe quanto custará o iWatch, mas a Apple sabe cobrar.

Você pode gostar