Por leonardo.rocha

Rio - Os jogos da Copa do Mundo estão aí e, como algumas partidas da seleção brasileira serão realizados durante o horário de expediente, algumas empresas decidiram liberar seus colaboradores. Porém, outras optaram por disponibilizar telões para que os profissionais assistam aos jogos nas empresas. A coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas do IBMR, Ana Paula Cunha elaborou algumas dicas para torcer sem prejudicar sua imagem profissional.

1 – “Observe a cultura organizacional
Analise quais são os valores de sua empresa, o que costuma ser permitido no dia a dia. Avalie seu ambiente de trabalho, para adequar ao seu comportamento. É importante identificar se é uma organização formal ou informal e como é o processo de comunicação entre as lideranças e os colegas de trabalho. Independente da cultura, opte pela discrição.

2-Lembre-se que você não está em casa.
Colegas de trabalho não são necessariamente amigos pessoais. Saiba distinguir educação do excesso de informalidade. Em um jogo, evite brincadeiras e criar intimidade pelo fato de assistir às partidas, fazendo algo fora da rotina de trabalho.Um comportamento muito diferente do seu cotidiano pode chamar a atenção negativamente de seus colegas e, principalmente, das lideranças.

3 – Torça pelo seu time, mas “controle” suas emoções.
Se a empresa criou um espaço para assistir aos jogos, imaginamos que ela tenha previsto “torcida e barulho”. Porém, procure controlar seu tom de voz e vocabulário. Palavras de baixo calão e palavrão estão proibidos. Lembre-se de que, embora você esteja assistindo a um jogo de futebol, o que é algo bastante informal, ao seu lado estão colegas de trabalho e líderes da empresa em que trabalha.

4 – Vestimenta e uso de cornetas, apitos e acessórios.
Nesse item, você deve se certificar da orientação da empresa. Caso não haja nenhuma orientação, observe se os colegas usam camisetas da seleção, apitos e cornetas. Entretanto, fica proibido o uso de roupas decotadas, shorts curtos e incomodar os colegas com barulho excessivo, caso haja um consenso sobre o uso desses acessórios. Priorize o bem estar do grupo.

5 - Após o jogo. O Brasil ganhou. E agora?
É natural que todos fiquem contagiados com a vitória, mas é importante retomar o foco no trabalho. Caso o horário de expediente não tenha encerrado ao final das partidas, tome cuidado para não ficar conversando sobre o jogo, continuando com o clima excessivamente descontraído, ou pedir para ser dispensado. Se a empresa não fez isso antes do jogo, não será depois que mudará a “regra”, o “combinado”.

Tomando alguns cuidados, você poderá torcer pelo Brasil e comemorar a vitória da seleção sem correr o risco de afetar sua imagem profissional, ou comprometer seu emprego por um comportamento inadequado ou visto como negativo pelo seu empregador!”, conclui a coordenadora do IBMR.

Você pode gostar