Por felipe.martins

Rio - A Copa está aí e é um sucesso. As manifestações contra o Mundial arrefeceram e os transportes e os aeroportos, mesmo com todo o improviso, dão conta do recado, recebendo turistas de todas as partes que aproveitam para gastar dinheiro por aqui e participar de eventos como as Fun Fests. O nível técnico dos jogos surpreende e não tem mais seleção boba em campo. Todas as partidas estão muito disputadas e com resultados imprevisíveis.

Já Nas aplicações, os fundos de renda fixa foram os que mais renderam, aproveitando o aumento da taxa de juros da economia. O investimento em bolsa de valores ganhou da inflação. Na outra ponta, perdeu muito que apostou no dólar, que amargou um prejuízo de quase 18% no semestre.

O Plano Real fez 20 anos de sucesso em meio aos resultados recentes da política econômica brasileira que são desastrosos, com crescimento do PIB abaixo da crítica, inflação subindo, com forte aumento de preços de alimentos e serviços. O atual governo termina com a credibilidade econômica em baixa, com despesas em alta, indústria com a produção declinante e onda de denúncias na maior estatal do país, a Petrobras, envolvendo desvios de recursos.

O mundo não acabou nem o Brasil naufragou, mas está longe de situação confortável na economia. Temos mais um semestre pela frente, com eleições em outubro e sofrimento no mundo dos negócios e do emprego. Qualquer que seja o resultado das urnas, será necessário fazer mudanças estruturais na economia, que garantam crescimento maior e consistente do PIB para baixar os juros e a inflação e diminuir a carga tributária.

Como um trabalhador que perde o controle e se endivida com o cartão de crédito, a conta da farra dos últimos meses no Brasil e a incompetência da gestão econômica terá que ser paga em 2015, que será apertado.

Gilberto Braga é professor de Finanças do Ibmec

Você pode gostar