Por felipe.martins

Rio - Muitos novos empreendedores ficam em dúvida sobre qual especialização seguir. Existem vários opções de negócios, mas, mesmo assim, o foco é o principal ingrediente do sucesso. Por exemplo, a empreendedor que deseja inaugurar um restaurante deve ter em mente questões básicas: Qual tipo de comida vai servir? Vai abrir para o almoço? Será um espaço clássico ou Contemporâneo? Qual é o seu público alvo?

Todas as respondas fazem parte de um Plano de Negócios e darão o direcionamento necessário para a criação do novo espaço. Para se diferenciar e surpreender, é preciso ser criativo. Algumas dicas: pensar em criar linhas personalizadas customizadas para festas ou fornecer para ambientes corporativos. Saiba mais abaixo.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Gostaria de investir em uma loja de brigadeiros, mas vi que já há muitas no mercado. Devo procurar outro tipo de negócio? O que posso fazer para me diferenciar?” Letícia, Tijuca

Prezada Letícia, o ponto principal é identificar o modelo de negócio que você deseja atuar. Por exemplo: quer vender pela internet Ou quer ter uma loja física em ponto de rua, shopping ou quiosque? Ou quer oferecer seu produto por meio de distribuidores?

Dentro de um único segmento, que no seu caso é o de alimentos, podem existir diversos modelos. E para isso, é preciso intensificar o seu exercício de pesquisa e verificar se a ideia pode se transformar numa oportunidade.

Quanto ao mercado concorrente, é interessante destacar que brigadeiro não é um produto de comparação, ou seja, o cliente não quer pesquisar de loja em loja para decidir pela compra. A decisão é feita com base na recomendação, na experimentação ou pelo impulso. Logo, é importante você fidelizar o cliente, que pode fazer a propaganda boca a boca. E, se optar por uma loja, deve escolher um local com boa circulação e, preferencialmente, com poucos concorrentes.

Você deve, inclusive, ampliar o foco para além da concorrência direta, pois indiretamente estará vendendo presentes. Nesse raciocínio, até mesmo uma loja de cosméticos pode ser um concorrente indireto. Uma caixa de bombons ou brigadeiros finos concorre com kits de banho, por exemplo.

Outro ponto fundamental é conhecer o seu cliente, saber onde está e o que deseja. Para se diferenciar e surpreender, é preciso ser criativo, desde o momento da elaboração até a entrega do produto. Para identificar todos esses pontos é importante fazer um Plano de Negócios.

Podemos ajudar neste planejamento e também em outras etapas da construção do seu negócio, por meio de consultorias. Também é importante investir em capacitação. Temos cursos on line (www.ead.sebrae.com.br) ou presenciais. Mais informações: 0800 570 0800 ou www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro.


Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras.

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