Embraer fecha parceria com Saab para produzir caças para a Aeronáutica

Acordo será implementado após a conclusão das negociações entre Saab e o governo brasileiro

Por tamara.coimbra

Rio - A Embraer assinou um memorando de entendimentos com a Saab para uma parceria na administração conjunta do Projeto F-X2 no Brasil, com a fabricante brasileira realizando grande parte do trabalho de produção e entrega das versões de um e dois assentos do caça de última geração Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB), segundo comunicado nesta sexta-feira.

Avião Super Tucano%2C da EmbraerDivulgação

Pelo acordo, a Embraer coordenará todas as atividades de desenvolvimento e produção no Brasil em nome da Saab, e também participará do desenvolvimento de sistemas, da integração, testes em voo, montagem final e entregas. "A Embraer e a Saab serão responsáveis pelo desenvolvimento completo da versão biposto do Gripen NG, ao mesmo tempo em que as duas empresas estudam a formação de uma parceria estratégica para promoção e vendas das duas versões, monoposto e biposto, no mercado global", informou a fabricante brasileira.

O acordo será implementado após a conclusão das negociações entre a Saab e o Brasil sobre a finalização do contrato do Projeto F-X2, sendo que a expectativa é de que as conversas sejam concluídas até o fim deste ano.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia