Por bferreira

Rio - Antes de comprar um carro novo é preciso fazer muita pesquisa de preços. Afinal, há fatores que podem influenciar o preço do veículo. Recentemente, o governo decidiu estender o prazo de isenção do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) até o fim do ano. Essa mudança faz com que as concessionárias ofereçam promoções. É momento de esperar.

Além disso, o modelo e o ano de fabricação também são fatores importantes. Esses detalhes contam na desvalorização anual do automóvel para a revenda e para o seguro que você fizer.

Mas não precisa se afobar. Como teremos alguns meses de ofertas, pesquise bastante e busque negociar o máximo de vantagens para a aquisição do novo bem. Afinal de contas, ele deve passar um bom tempo com você.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

“Estou juntando um dinheiro para comprar um carro novo e popular. Já tenho grande parte do valor e vou parcelar o restante. A hora está boa para comprar ?”

Luiz Alberto, Piedade

Luiz, a partir desta segunda quinzena de julho, o mercado de veículos deve oferecer boas oportunidades para quem quiser trocar de carro. Os meses de junho e julho, em razão da Copa do Mundo, foram atípicos e com baixa performance de vendas das concessionárias de automóveis. Apesar de que este mercado está em queda desde o início deste ano com pátios das montadoras cheios de veículos novos.

Juntamente com o incentivo do governo em manter até o fim deste ano a atual taxa de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), que mudaria no dia 1º de julho, com certeza os preços dos carros não vão subir agora e ainda teremos muitas promoções atraentes.

O quadro acima facilita a negociação de quem quer comprar à vista. O poder de “barganha” vai estar na mão de quem for pagar com o “dinheiro vivo” ou adiantar grande parte do valor.

Mas muito cuidado se for financiar o restante do valor devido. Os financiamentos estão mais escassos e cheios de exigências. Tenha muita cautela para não comprometer seu orçamento nos próximos meses. Um carro pode ser a sua segunda família em matéria de despesas.

Não quero influenciar na sua decisão de comprar um carro novo, mas observe com bastante propriedade e compare também o mercado de carros “seminovos”, aqueles com um a dois anos de uso. Alguns modelos de automóveis completos estão até 30% mais baratos que os seus similares zero-quilômetro. E ainda possuem a garantia de fábrica que geralmente está entre três a cinco anos.

Os primeiros produtos a serem oferecidos em promoção serão os fabricados em 2014 e, depois, os de ano de fabricação 2014 modelo 2015. Não se espante se aparecerem ainda veículos fabricados em 2013 modelo 2014. Estes ainda estarão com seus preços de venda ainda melhores.

Boas compras!

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Você pode gostar