Por bferreira

Rio - O segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2014 será pago hoje. A Receita Federal vai liberar, no total, R$1,6 bilhão para 1,06 milhão de contribuintes. Segundo o órgão, foram recebidas 26,8 milhões de declarações apenas neste ano. O terceiro lote será pago no dia 15 de agosto.

Para aqueles que estão na fila de espera, é um bom momento para verificar se todos os dados foram lançados corretamente. “Antecipar-se à Receita sempre vale a pena”, aconselha o advogado Marcelo Diniz, do escritório LCDiniz.

CORREÇÃO DE ERROS

Segundo ele, além de estar sujeito a penalidades, o contribuinte que declara valores inconsistentes e não os corrige pode enfrentar problemas a longo prazo. “Inconsistências podem fazer a Receita suspeitar de lavagem de dinheiro. Por isso, quando erros são identificados, a orientação é retificar a declaração”, explica.

Para saber se foi contemplado, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e informar o CPF. Também é possível ligar no Receitafone, no número 146, ou ainda consultar a liberação por meio dos aplicativos do Fisco para tablets e celulares.

Caso o valor da restituição não seja creditado, o contribuinte deve ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos) e solicitar o agendamento do depósito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer instituição financeira.

A restituição fica disponível apenas durante um ano. Caso o valor não seja retirado, é possível fazer o requerimento por meio do Formulário Eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, disponível no site da Receita. A solicitação ainda pode ser feita pelo e-CAC no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Idosos e contribuintes com alguma espécie de deficiência ou moléstia grave têm prioridade nos pagamentos, que em seguida são feitos pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda 2014.

Você pode gostar