Por bferreira

Rio - Somos ainda muito jovens quando precisamos escolher a carreira que seguiremos entre as opções do vestibular. Em geral, não temos certeza da profissão que gostaríamos de seguir. Cursamos e concluímos a faculdade, ingressamos em uma empresa e, na busca por um padrão de vida “ideal”, acabamos trabalhando demais, abrindo mão da vida pessoal e perdendo a saúde.

Para dar conta das crescentes demandas, podemos usar medicamentos para controlar o estresse e a ansiedade, mas, no fundo, não nos sentimos felizes. Muitos profissionais ficam confusos, e cada vez mais ansiosos, por verem o tempo passar enquanto o lugar sonhado ainda está distante.

Veja como lidar melhor com as causas da ansiedade no dia a dia no trabalho.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho 32 anos e estou insatisfeito com minha carreira e conquistas profissionais. Vivo estressado e, para diminuir a ansiedade, uso medicamentos. Mas percebo que atrapalham o meu raciocínio e isso pode me prejudicar no trabalho. O que faço?”

Rogério, Catete

Olá Rogério!

Quando a realidade fica abaixo do que sonhávamos é natural sentirmos frustração. Então, o ponto é: como ajustar as expectativas à realidade? É necessário descobrir o que pode ou não ser transformado hoje e criar as condições para as mudanças no futuro.

Investir em cursos de aperfeiçoamento ou em uma pós-graduação, por exemplo, pode facilitar a ascensão ou a mudança de profissão. Mas é bom lembrar que todos nós precisamos aceitar as limitações diante do que não é possível mudar hoje.

No dia a dia, a ansiedade pode ser acionada por fatores como o medo e o estresse. A pergunta a ser feita para combater sua causa é: “o que está na raiz da ansiedade?” Provavelmente não temos consciência do motivo, mas buscar e encontrar a resposta ajudará muito.

Por exemplo, um grande causador da ansiedade é o medo de não conseguirmos cumprir o que é esperado de nós: fazer faculdade e pós-graduação, ler 10 livros por ano, comprar um imóvel, casar, ter filhos, aprender um idioma, ter sucesso na carreira, entre outras situações. Em suma, medo de não atender às expectativas da família e da sociedade.

E este é o ponto: para combater a causa da ansiedade precisamos nos desconectar das exigências externas e responder: “entre tantas opções, qual me fará feliz e como chegar lá?”

A resposta pode não surgir imediatamente, mas persistindo ela aparecerá e ficará mais fácil traçar um plano de carreira. Qualquer que seja a causa da ansiedade é importante identificá-la. Os terapeutas estão preparados para ajudar a combatê-la, deixando as pessoas mais seguras para construírem uma vida pessoal e profissional mais prazerosa.

Boa sorte e até a próxima semana!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

Você pode gostar