Por tamara.coimbra

Rio - Uma pesquisa realizada pelo Portal Meu Bolso Feliz, iniciativa de Educação Financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revela que 47% dos brasileiros contratam empréstimo consignado para "pagar dívidas de outros empréstimos como as do cartão de crédito".

Em segundo lugar, a motivação que mais aparece é a de "comprar eletrodomésticos e móveis", com 15%, e, em seguida, "pagar contas como aluguel, condomínio, luz, telefone, escola", com 14% das respostas. Ainda de acordo com o levantamento divulgado nesta terça-feira, três em cada dez brasileiros (34%) já fizeram empréstimos consignados.

O crédito consignado é um tipo de empréstimo que é cobrado do salário ou da aposentadoria antes mesmo que o trabalhador ou o aposentado possa por as mãos nesse dinheiro. Como o risco de calote para quem empresta o dinheiro é muito baixo, uma vez que as parcelas da dívida são descontadas diretamente do rendimento da pessoa que toma o dinheiro emprestado, essa modalidade de crédito é uma das mais baratas e mais populares do mercado.

Outra informação fundamental diz respeito ao limite máximo que essa linha de admite: de acordo com as determinações do Banco Central, o valor da parcela do empréstimo não pode ser maior do que 30% do salário ou da aposentadoria da pessoa que toma emprestado. Sendo assim, se um trabalhador ganha R$ 1,8 mil por mês, o valor de cada parcela não pode ser maior do que R$ 600, por exemplo.

Todos os trabalhadores com carteira assinada (desde que o empregador tenha convênio com o banco), os funcionários públicos, os pensionistas e os aposentados podem pedir esse tipo de empréstimo. Os bancos em geral tendem a dar condições melhores aos funcionários públicos e aos aposentados por conta da estabilidade nos recebimentos que em média esse tipo de pessoa tem.

Você pode gostar