Por leonardo.rocha

Rio - Em mais uma operação de combate à sonegação fiscal no comércio do Rio de Janeiro auditores fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ) realizaram nesta terça-feira uma fiscalização nas cerca de 200 lojas do Shopping da Gávea e em veículos com mercadoria na área de carga e descarga do shopping. Nas lojas, o foco principal é verificar se os lojistas estão com o cadastro em dia. Também se não estão praticando atos irregulares, como, por exemplo, o uso de máquinas de pagamento de pessoas físicas para driblar o imposto SIMPLES.

Aproximadamente 100 veículos foram abordados até o momento e 21 autos de constatação realizados, com nota fiscal inidônea, falta de documento fiscal, além de nota divergente da mercadoria que a acompanhava.

“A iniciativa mostra que a Secretaria está atenta cumprindo seu papel fiscalizador. Na ação verificamos possíveis irregularidades nos cadastros das lojas e no ECF – Emissor de Cupom Fiscal. Também mercadorias sem notas, principalmente as que são transportadas de um município para outro. Às vezes falta conhecimento sobre o transporte intermunicipal e pequenos empreendedores costumam operar sem a nota”, explica o coordenador da operação Ricardo Marinho.

Participam da operação 77 auditores fiscais, sendo 70 focados nas lojas, trabalhando em dupla, e o restante na área de carga e descarga Além da operação de hoje, neste ano a Secretaria de Fazenda já executou as operações SEFAZ em Campo, em junho nos shoppings Leblon e Fashion Mal; e Verão Intenso, em fevereiro em Buzios, Ceasa e Cadeg. Ao todo, 2.349 veículos foram fiscalizados e 1.330 autos realizados.

Você pode gostar