Por bferreira

Rio - Os programas municipais do Rio Pronatec Trabalhador e Pronatec Brasil Sem Miséria abriram novas vagas para cursos gratuitos de formação e qualificação profissional. Ao todo são 300 oportunidades. Ministradas pelas unidades de ensino do Sistema S (Senai, Senac, Senat e Cetiqt) e Colégio Pedro II, as aulas começam ainda este mês.

Para se inscrever nos cursos, os candidatos devem apresentar identidade, CPF e carteira de trabalho. Para os cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria é necessário comprovar renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. Nesse caso, além dos documentos é necessário estar inscritos no Cadastro Único do governo federal.

Interessados com Ensino Fundamental incompleto podem ser inscrever nos cursos de operador de computador (20 vagas); porteiro e vigia (30); frentista (80); padeiro (20); pizzaiolo (13) e espanhol básico (21). Com Ensino Fundamental completo, os cursos são de recepcionista de eventos (21); camareira em meios de hospedagem (31); cozinheiro (7); confeiteiro (21) e garçom (42). Já os interessados com Ensino Médio incompleto podem se inscrever para auxiliar financeiro (15); recepcionista em meios de hospedagem (15) e Almoxarife (20).

Para se candidatar é necessário comparecer a um centro de formação em Campo Grande (Rua Barcelos Domingos, 162); Jacarepaguá (Estrada do Guerenguê, 1630); Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2080); Tijuca (Rua Camaragibe, 25); Grande Méier (Rua Vinte e Quatro de Maio, 931, fundos); Região Portuária (Rua da América, 81) ou Centro (Av. Presidente Vargas, 1997, 1º andar (unidade destinada a pessoas com deficiência).

Você pode gostar