Por felipe.martins

Rio - A PUC-Rio abre mais uma edição da mostra de estágios, trainees e empregos a partir de terça-feira. O evento vai até o próximo dia 15, com entrada gratuita de 10h às 20h no campus da Gávea. A feira, que terá como o tema principal ‘Compromisso com Relações Mais Humanas’, acontece há 17 anos e oferece 10 mil vagas.

O objetivo da mostra é criar um ambiente para que companhias, estudantes e universidade assumam compromissos com as relações humanas ao público, explica o coordenador executivo da Mostra PUC e professor, André Lacombe.

“Os vários casos de sucesso de estudantes que entraram em grandes empresas a partir do contato estabelecido na mostra atestam a importância do evento”, destaca o professor.
Ele acrescenta que a feira impulsionou, nos últimos anos, a carreira de centenas de estudantes. “A mostra conta com um público de mais de 90 mil visitantes, que estarão em contato com cerca de 70 empresas expositoras”, diz.

Já marcaram presença as gigantes da energia Chevron, a FMC Technologies e a Repsol Sinopec. Também estarão presentes a Ambev, Andrade Gutierrez, os escritórios de advocacia Siqueira Castro e Mattos Filhos, Light e Mongeral Aegon.

Além de palestras de capacitação profissional e sobre o mercado de trabalho%2C os participantes da mostra têm encontros com os representantes de grandes empresas. Editoras Divulgação

O consultor de carreiras Marcos Sousa garante que a experiência do estágio é fundamental para a vida profissional dos estudantes: “Exige os conhecimentos adquiridos na faculdade, experimenta o ambiente de trabalho, nos coloca mesmo em prova.”

O especialista acrescenta ainda que o mercado de trabalho dá preferência aos estudantes que têm estágios no currículo. “É um importante diferencial saber que o jovem já testemunhou e vivenciou a experiência de campo ou trabalho prático.”

Oportunidades online 


A mostra de estágios será estendida para o ambiente virtual, que terá início no dia 15 de agosto e vai até outubro. No site www.puc.com.br as empresas participantes terão acesso aos currículos dos alunos inscritos, além de promover processos seletivos em um ambiente virtual.

Os estudantes, por sua vez, poderão buscar informações sobre as empresas de interesse, vagas, assistir às palestras de profissionais do mercado e bate-papos com representantes das empresas. Já a feira, propriamente dita, ocorre na Rua Marquês de São Vicente 225, na Gávea.


Estudantes conquistam vagas de estágio e permanecem nas empresas

Estudantes de diversos cursos que estiveram no evento do ano passado estão crescendo nas oportunidades conquistadas. Anaiz Falcão, 24 anos, é uma delas. A estudante de Comunicação Social foi aprovada para o programa de estágio da Light em abril de 2013 e continua na empresa até hoje.


“A experiência está sendo muito produtiva. Fui à feira sem muitas esperanças e fiquei muito feliz quando consegui a vaga”, conta a jovem. Ela acrescenta, ainda, que agora tem muito mais confiança na própria capacidade. “Estagiar ensina mais do que a faculdade, é uma experiência que eu vou levar para sempre.”
O mesmo acontece com a estudante de Publicidade Roberta Menezes, 21 anos. Ela foi chamada para estagiar na empresa Mongeral Aegon, também no ano passado.

“Estava difícil de encontrar estágio. Até que uma amiga da faculdade me falou sobre a feira. Foi muito rápido. Passaram dois dias entre a minha inscrição na Mostra PUC e a companhia me chamar para participar do processo seletivo”, contou Roberta.

Cristina Moizinho, 21 anos, também foi recrutada na feira. Ela se inscreveu e dois meses após foi chamada para a seleção da empresa White Martins.“Fiquei sabendo do evento por alguns amigos, que me convidaram para conhecer a feira e as empresas participantes. Fui chamada para participar do processo seletivo cerca de dois meses após a inscrição na mostra”, lembra Cristina, que é aluna do sétimo período de Administração pelo Ibmec-Rio.


Mas não é apenas estágio que a feira oferece. André Cepêda, 28 anos, conseguiu uma vaga de trainee na Andrade Gutierrez. O jovem foi selecionado para o cargo de Administração e agora está em Portugal concluindo o programa em uma filial.

“A experiência tem sido muito enriquecedora e supera minhas expectativas. Dos acionistas aos encarregados, todos nos recebem com atenção, boa vontade e transparência para explicar-nos os seus trabalhos”, acrescenta ele.
Cepêda conta também que o evento foi fundamental e não esperava encontrar a vaga,caso não fosse. “Me chamaram a atenção, o entusiasmo e atenção apresentados pela oportunidade da mostra”, disse.

Psicóloga e diretora da Dom Graphein Consultoria, Luciana Boschi dá dicas de como fazer um bom currículo para se destacar e conquistar a chance:

COMO OBTER A VAGA

FOCO

Não panflete o documento, encaminhe-o apenas às oportunidades que estão dentro do seu perfil e que você tem interesse em crescer.

SEJA CLARO

Indique suas áreas de interesse ou objetivos profissionais de forma clara, abrangente e objetiva. Não esconda nada.

ORDEM

As informações, como formação acadêmica e experiência profissional, devem vir sempre na ordem do que é mais recente para a mais antiga.

APRESENTAÇÃO

Escreva um resumo de suas qualificações profissionais e não profissionais.

EXPERIÊNCIA

Dê ênfase às habilidades e responsabilidades requeridas em cada trabalho anterior. Se você teve vários cargos no mesmo emprego, liste as datas de cada um em ordem cronológica em que exerceu.

FORMAÇÃO

Liste os mais recentes cursos de formação acadêmica. Não é necessário colocar primário e ginásio.

NÃO MINTA

Currículo não tem espaço para mentiras. Elas podem ser descobertas e você, desqualificado.

Você pode gostar