Por bferreira

Rio - Os bancários e os bancos começam a negociar o acordo coletivo da categoria a partir do próximo dia 19. A primeira rodada de discussões, que prossegue no dia seguinte, vai tratar de temas como saúde e condições de trabalho. Na segunda-feira, o Comando dos Bancários entregou a pauta de reivindicações ao presidente da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Murilo Portugal. Os trabalhadores querem reajuste de 12,5%, piso salarial de R$ 2.979, fim da rotatividade e das metas consideradas abusivas e prevenção contra assaltos e sequestros, entre outros pontos.

Também na segunda, os representantes dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal entregaram às direções das instituições financeiras estatais as pautas específicas. A presidenta em exercício do Sindicato dos Bancários do Rio, Adriana Nalesso, afirmou que o aumento da lucratividade do setor nos últimos anos dá aos bancos todas as condições de atender às reivindicações.

No Rio, o ato oficial de abertura da campanha salarial deste ano dos bancários está marcado para hoje, a partir das 9h. Haverá passeata na Avenida Rio Branco, no Centro. A concentração é na Igreja da Candelária.

Você pode gostar