Por adriano.araujo

Rio - A Prefeitura do Rio selecionou 36 servidores de diversas áreas para se qualificar na Universidade Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos. O curso será de 13 a 17 de outubro deste ano. Do total, dois são ocupantes de cargos estratégicos e 34 são líderes cariocas.

Segundo a Secretaria Municipal da Casa Civil, participaram do processo seletivo 90 líderes. O pré-requisito era falar e entender bem inglês, já que o curso em Nova York será todo nessa língua.

Além do nivelamento de inglês, houve aprovação do secretário responsável pelo órgão onde o servidor trabalha, entrevista com a equipe da Columbia Global Center e aprovação do secretário-chefe da Casa Civil.

Os servidores Jessick e Rodrigo vão participar do cursoRaphael Lima / Prefeitura do Rio

De acordo com o titular da pasta, Guilherme Schleder, os funcionários terão aulas na área de gestão e administração pública. Serão debatidos temas relacionados a Educação, Saúde, Parceria Público Privada, Ordenamento Público e Comunicação. Além das aulas teóricas, os participantes terão aulas práticas e visitas de campo às administrações locais.

Ao término do curso, os servidores terão que apresentar projetos que serão adaptados e usados pela Prefeitura do Rio. Para Guilherme Schleder, é a melhor forma de pôr em prática as qualificações que os funcionários têm sido submetidos.

A segunda etapa do curso será no Rio, em dias agendados nos meses de outubro, novembro e janeiro. O Programa Líderes Cariocas é uma parceria da Hay Group e Coppead/UFRJ com a prefeitura. Os participantes são preparados para ocupar cargos-chave no município.

Experiência única

Engenheira da Secretaria Municipal de Obras, Jessick Trairi, 36 anos, vai fazer 10 de Prefeitura do Rio em 2015. Integrante do grupo de líderes cariocas, ela conta que a experiência será inédita para o grupo: “A cidade de Nova York tem passado por diversas transformações e a imersão será fundamental para trazer bons projetos para o Município do Rio de Janeiro”.

Mais motivação

Servidor da Secretaria Municipal de Saúde desde 2002, Rodrigo Prado, 38 anos, é assessor de Daniel Ricardo Soranz, titular da pasta. Rodrigo, que também é líder carioca, afirmou que o curso na Universidade Columbia será mais uma ferramenta para acrescentar no aprendizado na área de gestão. “Vamos voltar ainda mais motivados para nos dedicar ainda mais”.

Você pode gostar