Por bferreira

Rio - O concurso para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está previsto para 2016, oferecendo muito tempo para os interessados estudarem. As vagas são ideais para quem tem apenas o Ensino Médio, já que o salário para essa escolaridade é de R$ 4.052,96.

Entretanto, a prova é uma das mais difíceis entre os órgãos públicos. A banca exige 10 disciplinas de forma rigorosa. Isso, graças à inclusão de várias matérias no último edital, como Atualidades, Administração Pública e Noções em Administração de Recursos Materiais.

Mas mantenha-se firme no propósito da oportunidade que você deseja e encare, sem sacrifícios. Esta é a sua hora de começar ou avançar os estudos, não desista!

Veja abaixo mais dicas de como se planejar com a devida antecedência.

Por Cláudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

“Gostaria de começar a estudar para o próximo concurso do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Algo que me preocupa é que foram poucas no último concurso. Como eu devo direcionar meus estudos para o Nível Médio?”

Luciane, por e-mail

Luciane, você escolheu um excelente concurso. Além da estabilidade, a remuneração é ótima para quem tem apenas o Nível Médio, que é de R$ 4.052,96. Tendo em vista que o último concurso foi em 2012, temos probabilidades de um concurso para, provavelmente, 2016.

Já que seu objetivo é essa vaga, nada melhor do que começar a se preparar a partir de agora. Assim, você poderá ir com calma e estudar de forma organizada, até porque, mesmo sendo de Nível Médio, o conteúdo é intenso, pois são exigidas 10 disciplinas. Isso, graças à inclusão de várias matérias no último edital, como Atualidades, Administração Pública e Noções em Administração de Recursos Materiais.

Mas Atualidades não é uma disciplina pesada, tem pouco conteúdo. Claro, exige que o candidato se mantenha informado com o que está acontecendo no mundo e o que é pedido nos concursos. Estude a teoria de cada disciplina, organizadas em uma agenda. O mais importante é que você faça exercícios, após cada conteúdo estudado. Aproveite e faça um estudo teórico simplificado também. É importante resolver provas anteriores da banca, para ter noção de como a ela trata esses assuntos, e em que profundidade.

Todo mundo vai ter que sair do zero para essas disciplinas. Não fique preocupada com o baixo número de vagas. O TRE-RJ tem a fama de fazer muitas convocações além das chances ofertadas. Toda a aposta nesse concurso está no cadastro de reserva. É importante garantir uma boa colocação, mesmo que não seja dentro do número de vagas divulgado. Tendo uma boa colocação no cadastro de reserva, é grande a chance de ser chamada.

Mantenha-se firme no propósito da oportunidade que você deseja e encare, sem sacrifícios. Esta é a sua hora!

Bons estudos.

Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos.

Você pode gostar