Por bferreira

Rio - A venda de 12 lojas da rede Via Varejo no Estado do Rio para o Grupo Casa&Video foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A decisão saiu publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. O valor da operação não foi divulgado pelas partes.

Segundo documento submetido pelas empresas ao órgão, o negócio com a Casa&Video envolve a transferência dos contratos de locação e de determinados ativos fixos de duas unidades da Via Varejo em Duque de Caxias, duas em Nova Iguaçu e outras duas em São Gonçalo, além de uma loja, cada, nas cidades de São João do Meriti, Magé, Itaguaí, Nilópolis, Barra do Piraí e também em Nova Friburgo.

No ano passado, o Cade impôs a venda de 74 unidades da Via Varejo para aprovar a associação entre as bandeiras Casas Bahia e Ponto Frio, anunciada no fim de 2009. Com faturamento superior a R$ 75 milhões em 2013, o Grupo Casa&Video não detém, direta ou indiretamente, participação societária acima de 10% em outra empresa no mercado de varejo de bens duráveis.

O Cade, porém, avaliou que a operação tem como objetivo de restabelecer condições de concorrência em alguns municípios e que em todas as localidades analisadas haverá pelo menos um agente de grande porte.

Foi lembrado que a participação de mercado da Casa&Video continua inferior a 40% em mercados relevantes.

Você pode gostar