Por bferreira

Rio - Mesmo com a economia quase parando, o setor de franquias mantém o ritmo acelerado e deve fechar 2014 com um crescimento de 7%, em relação a 2013. E, um dos destaques é o segmento de saúde, beleza e bem-estar, muito por conta da presença das mulheres no mercado de trabalho e, consequentemente, o aumento da renda da classe C nos últimos anos.

“A mulher procura um serviço especializado. E, com o aumento da renda, a mulher da classe C agora quer consumir”, diz o diretor de expansão da consultoria Ba}Stockler, Guilherme Siriani, apontando o setor de microfranquias para expansão do segmento.

Na oitava edição da Expo Franchising ABF-Rio, que encerrou ontem no Riocentro, das 240 empresas participantes, 15 eram do ramo de bem-estar e beleza. Executiva-chefe da GaLa Desenvolvimento, Renata Galante desenvolveu duas novas marcas que estrearam na feira: a Maria Bonita Esmalteria e a Una Depilação.

Segunda a executiva, 56% das brasileiras têm o hábito de fazer procedimentos de pé e mão semanalmente e 86% renovam os esmaltes a cada sete dias.

“Os esmaltes representam 80% das vendas de ‘maquiagem para as unhas’, resultando, em 2013, em R$653 milhões, uma alta de 12,8% comparada a 2012”, explica Renata.

A Maria Bonita Esmalteria oferece serviço de higienização embelezamento das unhas com rapidez e técnicas, que prolongam o tempo de duração dos tratamentos. Para investir numa unidade, o interessado deve ter R$ 100 mil. O retorno é de cerca de 10 meses com margem de lucro em torno de R$ 15 mil por mês.

Há 20 anos e com 50 unidades no mercado, o instituto Pello Menos continua sendo referência em depilação. Para investir é necessário de R$ 280 mil a R$ 350 mil, conforme o tamanho da loja. Tem faturamento médio mensal de R$ 70 mil.

Também pela primeira vez na feira, a rede de clínicas de estética portuguesa BodyConcept quer atrair os primeiros franqueados. O conceito é de academia de estética com mensalidade de R$ 240 e 24 serviços para o consumidor. O investimento inicial é de R$ 300 mil. Tradicional no mercado, a rede Spa das Sobrancelhas dividiu as atenções com a Maura Lima Sobrancelhas, Siluets Estética e a Beauty Paris, de diagnóstico capilar.

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