Por bferreira

Rio - Apenas 1,88% dos pilotos e comandantes aéreos no Brasil são mulheres, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Esse número fica muito abaixo da média mundial de 5%, de acordo com dados do Institute for Women of Aviation, consórcio global sem fins lucrativos de empresas e organizações.

Passados 82 anos do feito da norte-americana Amelia Mary Earhart (1897-1937) – a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico, em 20 de maio de 1932 – ainda não é possível verificar se o número de 637 pilotas e copilotas que trabalham na aviação civil brasileira hoje no Brasil tem crescido ou diminuído.
Já o número de homens tripulantes técnicos (excluindo comissários) chega a 33.190. Segundo a Anac, esse levantamento por gênero está sendo feito pela primeira vez no país esse ano. Portanto, a comparação só será possível no final de 2015.

MERCADO DOMÉSTICO

De acordo com dados da Anac, há hoje em atividade no mercado doméstico de aviões 505 pilotas distribuídas entre aviação comercial (220), privada (251) e de linha aérea (34). As outras 132 profissionais são pilotas de helicóptero.

Do número de comissários de bordo hoje em atuação no mercado brasileiro, 67,7% composto por mulheres (7.464), enquanto os homens são 3.547.

A Gol tem cinco comandantes e 13 copilotas, segundo informado em workshop promovido pela empresa em 4 de novembro em São Paulo.

Distribuição por empresas

Elizabeth Diniz, gerente de Tripulação Comercial da Gol, disse no workshop que o número de mulheres entre tripulantes tem crescido. “É mais comum do que se imagina ver comissárias estudando e sendo aproveitadas internamente pela empresa para ir para a tripulação técnica, ser copiloto e comandante”, ressaltou Elizabeth.

A TAM se destaca no setor onde 33.190 tripulantes técnicos são homens, ante 637 mulheres, por ter no comando, desde maio de 2013 uma presidente mulher – Cláudia Sender, 39. Segundo a companhia, neste ano a empresa opera voos com quatro comandantes, 24 copilotas e 3.448 comissárias. Já a Avianca, tem duas comandantes, cinco copilotas e mais de 50% dos comissários são mulheres.

Reportagem de Maíra Teixeira

Você pode gostar