Por bferreira
Rio - Muitas lojas oferecem cartões de crédito, aparentemente, sem taxas. Mas cuidado, já que muitos contratos dizem o contrário. Na verdade, o cartão não tem taxas quando usado com frequência. Essa particularidade acaba confundindo muitos consumidores.
Se o cliente ficar determinado tempo sem usar o cartão, as taxas começam a aparecer nos boletos de pagamento.
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Lembre-se: por isso é sempre importante ler o contrato e saber ao certo o que está levando para casa. O consumidor, entretanto, é induzido ao erro no momento que, ao ser contatado pelas empresas ou operadoras, são informados que o cartão não tem anuidade. Mas algumas taxas de manutenção ou similar estão incluídas. Veja como ter cuidado ao assinar um contrato.
Por Marco Quintarelli
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PERGUNTA E RESPOSTA
“Fiz um cartão de crédito de uma conhecida loja de departamento com a promessa de que não me cobrariam taxas de manutenção nem anuidade, a menos que eu usasse o cartão. Apesar de estar há seis meses sem comprar no cartão, neste mês recebi uma cobrança. O que devo fazer?
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Tânia Valéria, Tijuca
Tânia, geralmente as empresas que criam os cartões de crédito com sua marca e que também são conhecidos por “private label” oferecem aos seus clientes algumas vantagens. Elas garantem a isenção de taxas e anuidade como uma das atratividades, isto para quem usa o cartão com frequência e para incentivar a sua utilização, além de incentivar a fidelidade do cliente.
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Porém, a real isenção das taxas de anuidade geralmente está condicionada ao uso frequente do cartão. Se esta informação estiver prevista em contrato, antes da entrega do cartão, ela não é ilegal. O grande problema é quando somos induzidos ao erro.
As taxas de manutenção ou também chamadas de taxas de inatividade são as substitutas das anuidades. Logo, observe se não haverá uma cobrança desta ou de outras tarifas.
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Essa taxa de manutenção geralmente é cobrada no caso do consumidor ficar um determinado período sem usar o cartão de crédito. Quer dizer, a administradora determina com qual frequência o portador do cartão deve utilizá-lo.
Caso o cartão não seja usado naquele determinado período, o consumidor pagará um valor previamente estipulado. Isto certamente vem discriminado no contrato que assinamos, mas que normalmente nunca lemos.
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Somos induzidos ao erro no momento que, ao sermos contatados pelas empresas ou operadoras, nos informam que o cartão é sem anuidade. Mas certamente alguma taxa de manutenção ou similar está incluída.
E é por isto que temos que ter muito cuidado. Em primeiro lugar, procure a loja e diga a eles que não quer pagar esta taxa, pois, você não teria nenhum valor para pagar no boleto.
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Boas compras!
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos
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