Por bferreira
Rio - O interesse do Banco Santander em comprar a instituição financeira sucessora do Banco Espírito Santo — o Novo Banco — foi formalizada. A confirmação ocorreu ontem diante do posicionamento da representação do banco espanhol em Portugal. Em nota ao mercado, o Santander-Totta informou que se apresenta para entrar no processo de negociação.
“Tendo em conta os termos de referência da venda do Novo Banco, o Santander decidiu apresentar-se para a primeira fase do processo, que consiste na manifestação do interesse”, informou a instituição em comunicado emitido.
Publicidade
O governo de Portugal espera vender o Novo Banco nos próximos meses e o Banco de Portugal já começou o processo de venda. Os possíveis compradores têm até 31 de dezembro para expressar interesse. A expectativa é de que a fase de ofertas comece no segundo trimestre de 2015.
Outro interessado no antigo Banco Espírito Santo é o Banco Popular, segundo especulações do mercado. Há possibilidades de que o BBVA também participe ao menos da fase inicial de manifestação de interesse.
Publicidade
O também português Banco BPI já havia dito que estaria disposto a adquirir o Novo Banco, que foi capitalizado com 4,9 bilhões de euros por meio de um fundo de resolução bancária de Portugal em agosto deste ano. O governo injetou 3,9 bilhões de euros, enquanto o restante foi aportado por outras entidades financeiras.