Mais Lidas

Santander quer comprar banco

Instituição espanhola formaliza interesse em adquirir antigo Banco Espírito Santo de Portugal

Por bferreira

Rio - O interesse do Banco Santander em comprar a instituição financeira sucessora do Banco Espírito Santo — o Novo Banco — foi formalizada. A confirmação ocorreu ontem diante do posicionamento da representação do banco espanhol em Portugal. Em nota ao mercado, o Santander-Totta informou que se apresenta para entrar no processo de negociação.

“Tendo em conta os termos de referência da venda do Novo Banco, o Santander decidiu apresentar-se para a primeira fase do processo, que consiste na manifestação do interesse”, informou a instituição em comunicado emitido.

O governo de Portugal espera vender o Novo Banco nos próximos meses e o Banco de Portugal já começou o processo de venda. Os possíveis compradores têm até 31 de dezembro para expressar interesse. A expectativa é de que a fase de ofertas comece no segundo trimestre de 2015.

Outro interessado no antigo Banco Espírito Santo é o Banco Popular, segundo especulações do mercado. Há possibilidades de que o BBVA também participe ao menos da fase inicial de manifestação de interesse.

O também português Banco BPI já havia dito que estaria disposto a adquirir o Novo Banco, que foi capitalizado com 4,9 bilhões de euros por meio de um fundo de resolução bancária de Portugal em agosto deste ano. O governo injetou 3,9 bilhões de euros, enquanto o restante foi aportado por outras entidades financeiras.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia