Por bferreira
Rio - As vendas das lojas de shoppings foram 3% maiores no Natal deste ano, em relação ao de 2013. O movimento foi registrado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) em pesquisa feita com 150 empresas de varejo que reúnem 7,5 mil lojas em todo o país.
A entidade explicou que quando foram consideradas as mesmas lojas que já atuavam no mesmo período de 2013, o indicador de vendas foi igual ao do ano anterior, ou houve queda. Para a associação, o desempenho em 2014 foi influenciado pela dificuldade dos consumidores terem crédito, pelo aumento dos juros, e a elevação do dólar. A alta da inflação e a falta de segurança com as medidas que o governo vai adotar teriam contribuído para o desempenho fraco das vendas.
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O levantamento da associação mostra os segmentos que apresentaram maior crescimento em vendas. Segundo a pesquisa, perfumaria e cosméticos (10%), calçados (9,5%), brinquedos (9,5%), óculos, bijuterias e acessórios (9%), vestuário (8,5%), joias e relógios (8%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (4,5%) foram os segmentos que mais venderam.
ROUPA NOVA
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Seis a cada dez brasileiros querem comprar roupa nova para passar o Réveillon.Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal Meu Bolso Feliz revelou que 60% dos consumidores em todas as capitais do país têm a intenção de vestir roupa nova para comemorar a chegada de 2015. No ano passado o percentual era de 74%. O cenário econômico de baixo crescimento, juros elevados e inflação corroendo o poder de compra são fatores que diminuíram a disposição de gastar mais.