Por felipe.martins, felipe.martins

Rio - Está aberta a temporada de estágios no Rio de Janeiro. São oito mil vagas principalmente para estudantes dos ensinos Superior e Tecnólogo. Há também oportunidades para quem está nos níveis Médio e Técnico. Só o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) tem 7.500 chances com inscrições abertas até março. O cadastro é gratuito no www.nube.com.br.

Já o evento Expo Universidade ocorrerá no Shopping Nova América a partir do próximo sábado com serviços gratuitos para quem dá os primeiros passos na carreira profissional. Entre eles o apoio do CIEE para o recrutamento de jovens para 500 vagas de estágios e para o programa Aprendiz Legal.

Alunos do Portal do Futuro do Senac RJ serão capacitados em cursos nas áreas de Gestão e HotelariaDivulgação

Dados do Nube mostram que as áreas com mais chances de contratação para os graduandos são: Administração, com 25,6% do total, Engenharia (15,1%) e Comunicação Social (9,7%). No Ensino Médio Técnico estão Técnico em Administração (18,8%) e em Informática (12,2%).

Segundo o presidente do Nube, Seme Arone Junior, apesar de cada organização requisitar um perfil específico de estagiário, a maioria exige do candidato organização, proatividade, espírito de equipe, comunicação e domínio do português.
Publicidade
“Devido às férias, as faltas em processos seletivos aumentam em até 70% nesse período. Por isso, comparecer sem atrasos às dinâmicas e demonstrar real vontade de ingressar na corporação, se torna diferencial”, garante.
CURSOS GRATUITOS NO SENAC
Publicidade
Já o Senac RJ oferece 1.050 vagas gratuitas para o Portal do Futuro, programa pedagógico de responsabilidade social voltado para a inclusão de jovens entre 16 e 21 anos, de baixa renda e em risco social. Os alunos receberão noções de cidadania, aulas de inglês e capacitação em cursos nas áreas de Gestão e Hotelaria, além de promover a vivência profissional em uma empresa.
“O objetivo é atuar junto a esses jovens para transformá-los tanto no convívio social quanto na vida profissional, possibilitando oportunidades de futuro”, explica Ana Paula Nunes, gerente de Responsabilidade Social do Senac RJ.
Publicidade
As inscrições começam hoje e vão até 13 de fevereiro pelo site www.rj.senac.br/portaldofuturo2015. Já as aulas começam dia 9 de março.
Teste vocacional e bolsa de estudo
Publicidade
Além das 500 vagas de estágio pelo CIEE, a Expo Universidade, que começa sábado e vai até dia 31, oferecerá também testes de orientação profissional, cursos gratuitos, bolsas de estudos, informações sobre cursos superiores e mercado de trabalho.
Com estandes montados no Shopping Nova América, o evento dará dicas para quem quer prestar concurso público também. “Sabemos que muitos jovens escolhem sua profissão sem antes analisar com cuidado as opções de carreira, como andam as contratações do mercado e quais as atividades que podem exercer em cada profissão. Nosso propósito é informar, orientar e deixá-los mais seguros neste momento de decisão”, afirma o coordenador do projeto da Expo Universidade, Denis Puga.
Publicidade
O Shopping Nova América fica na Avenida Pastor Martin Luther King Júnior 126, Del Castilho. O evento acontecerá durante o funcionamento do local. De 10h às 22h.
Publicidade
Você pode gostar