Por bferreira

Rio - O bom relacionamento do líder com a equipe de trabalho precisa ser preservado para que os resultados da empresa possam aparecer. Se as metas não forem alcançadas, antes de dar “bronca”, é aconselhável se aproximar do funcionário para verificar o que pode estar atrapalhando o desempenho e o cumprimento de metas, além de oferecer ajuda.

Dessa forma, juntos vocês terão condições de melhorar o desempenho da equipe. Quando alguém está comandando outras pessoas, é necessário saber conversar sem que os problemas se tornem pessoais.

O trabalho deve ser sempre distanciado da amizade, se houver. Um líder nunca deve ser temido por seus funcionários, mas sim respeitado. Dessa forma, a união rende sempre bons resultados.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Ganhei uma promoção e treinei para a função que eu exercia um subordinado que antes era meu colega de equipe. O problema é que ele não conseguiu dar conta e entregar o trabalho no prazo, me prejudicando constantemente. O fazer para mudar a situação?”

Leandra, Centro

É preciso ter ciência de que o seu objetivo é construir uma solução que envolva você e o funcionário. A tarefa não cumprida, em geral, é resultante da falta de capacitação ou de comunicação clara sobre o que deve ser feito e o prazo de conclusão da tarefa.

Se você comunicou ao funcionário claramente, é hora de conversar com ele para ver onde o trabalho está “emperrando”. Antes de mais nada, dê a ele a oportunidade de criar a solução para o problema. Pergunte: “o que pode ser melhorado e de que forma eu posso ajudá-lo?”. Assim, ele vai se sentir apoiado e mais responsável pela solução se for o autor dela. Isso vai ser fundamental para o processo de integração de vocês dois na empresa.

Mesmo se a conversa for difícil, tenha paciência e ouça o que ele tem para dizer. Mantenha a calma, seja positivo, faça perguntas e não interrompa. Fale o resumo do que ouviu de forma que ele esteja seguro que você está entendendo.

Lembre-se: somente se você conseguir descobrir a verdadeira causa do que está travando o trabalho poderá solucionar o problema.

Além disso, pode ser que precise de outras reuniões para resolver a situação e é possível que descubra, antes de tudo, que o funcionário não tem aptidão para a tarefa ou resiste à sua liderança e que não vai evoluir.

E se você tiver oferecido todos os recursos necessários para a execução do trabalho, inclusive treinamento, e não obtiver resultado? Poderá tranquilamente decidir auxiliá-lo a encontrar outra função, na equipe ou na empresa, mais adequada ao seu perfil. Assim, terá sido transparente e justo e nutrirá o respeito da equipe por você.

É preciso manter o foco nos resultados, no entanto, o bom relacionamento do líder com a equipe precisa ser preservado sempre. Boa sorte!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

Você pode gostar