Eike vai responder por mais dois crimes

Um é por manipular mercado e outro por usar informações privilegiadas

Por bferreira

Rio - O empresário Eike Batista terá mais problemas pela frente na Justiça. Ontem, a 3ª Vara Criminal Federal recebeu nova denúncia contra ele a pedido do Ministério Público Federal no Rio. Eike agora responderá por crimes de manipulação de mercado e uso indevido de informações privilegiadas.

Na denúncia, oferecida originalmente pelo MPF em São Paulo, Eike também era acusado dos crimes falsidade ideológica e indução a erro de investidor, por envolver a negociação de ações da OSX Construção Naval S.A.

Mas o procurador da República José Maria Panoeiro considerou que apenas os crimes de manipulação de mercado e uso indevido de informações teriam sido cometidos. Para ele, não há fundamentação de crime de indução a erro de investidor porque é específico para instituições financeiras, o que não é o caso da OSX. E que falsidade ideológica não teria ficado caracterizada.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia