Por bferreira

Rio - “É muito comum que sócios em empresas entrem em conflito, mas é preciso equilíbrio para resolver o problema nessas situações. Além disso, a presença de um profissional especializado em casos como esse é fundamental para a reestruturação da companhia.

O preço de um conflito é alto, como o desgaste entre colaboradores, e também afeta diretamente a integração da equipe. Portanto, o problema deve ser resolvido em tempo e adequadamente. Ajudando, assim, o retorno da comunicação.

Os ajustes necessários e a busca por soluções criativas dentro da realidade da empresa precisam ser feitos em conjunto. Numa sociedade,como em qualquer empresa, é fundamental que haja comunicação efetiva e a definição clara de funções.”

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

Entrei na sociedade de uma pizzaria há um ano, mas o restaurante já tinha dívidas trabalhistas e passava por problemas de gestão. Hoje, estou à frente do negócio e tudo está mais estável. Mas, a qualquer imprevisto, eu tenho que tirar dinheiro do meu bolso, e os outros sócios não se mobilizam para me ajudar. O que devo fazer?”

Lúcia, Leblon

Prezada Lúcia, você não especificou na pergunta se é a sócia majoritária ou não, pois, em geral, é o que arca com a maior parte das despesas numa empresa. Além disso, é importante ressaltar que, em uma sociedade limitada, a responsabilidade dos sócios é restrita ao valor do capital social, ou seja, recursos injetados na sociedade.

Qualquer uma das partes pode ser chamada a integralizar as quotas, caso alguém não assuma o seu compromisso. A participação pode ser feita não só em dinheiro, mas em qualquer bem suscetível de avaliação econômica feita para o negócio.

No entanto, independentemente disso, o que há na sua empresa é um conflito entre os sócios, que, na maioria das vezes, pode ser resolvido com mediação, feita por um profissional especializado. O custo de um problema mal resolvido é muito alto, desperdiça valiosa fonte de energia e ainda afeta o trabalho da equipe inteira.

Portanto, o impasse, se for resolvido em tempo e adequadamente, ajuda a retomada da comunicação da empresa, a fazer os ajustes necessários e a buscar soluções criativas dentro da realidade de cada companhia.

Numa sociedade, é fundamental que haja comunicação efetiva e a definição clara de funções e atribuições de cada sócio dentro da empresa. O objetivo é evitar problemas mais complexos.

O Sebrae do Rio de Janeiro ajuda os empresários em caso de mediação de casos como esse.

Oferecemos palestras, cursos e a própria mediação empresarial, a fim de orientar os clientes.
Para obter mais informações, visite uma de nossas unidades no endereço http://goo.gl/QZlIl ou ligue para 0800 570 0800.

Bons negócios!

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Você pode gostar