Por bferreira

Rio - Quase um mês após o início do prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física, 6.152.563 declarações foram encaminhadas à Receita Federal pelos contribuintes até as17h de ontem. O número representa 22,4% do total de 27,5 milhões de declarações que o órgão espera receber até 30 de abril, quando termina o prazo.

A Receita voltou a alertar contra mensagens eletrônicas (e-mails) em nome do órgão, que continuam sendo enviadas aos contribuintes neste período de entrega da declaração. Uma das mensagens falsas oferece facilidades na obtenção do programa gerador da declaração do IR. Conforme o órgão, as mensagens usam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras do cidadão desavisado.

Os links contidos nas mensagens falsas, normalmente, abrem brechas no computador para a instalação de vírus e malwares, que são pragas digitais.

Quanto antes o contribuinte entregar a declaração, com os dados corretos à Receita, mais cedo receberá o valor correspondente à restituição. A multa por atraso de entrega é de 1% ao mês-calendário até 20%, em cima do valor a ser declarado. O valor mínimo é R$ 165,74.

Você pode gostar