Design do Estado do Rio chega a Milão

Mostra fluminense terá peças criadas por profissionais da indústria moveleira

Por felipe.martins , felipe.martins

Rio - Três fábricas moveleiras fluminenses participam da sétima edição da exposição Rio + Design, que ocorre na próxima semana, em Milão, na Itália. A mostra faz parte do principal evento mundial do ramo, o Salão Internacional do Móvel de Milão.

Promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeis), em parceria com o Sistema Firjan e Sebrae-RJ, a mostra Rio + Design tem o objetivo principal de abrir o mercado internacional para o design e produtos fluminenses. Este ano, além das três fábricas moveleiras, o estande do Rio terá a participação de 40 escritórios e 75 produtos entre móveis e joias.

“Ao longo dessas sete edições agregamos o trabalho e desenvolvimento dos produtos ao design fluminense. Trouxemos também para o projeto a universidade e o auxílio da tecnologia na produção de novas peças”, disse a subsecretária estadual de Comércio e Serviços da Sedeis, Dulce Ângela Procópio, durante o lançamento da mostra nesta segunda-feira na Firjan.

Vice-presidente da federação, Ângela Costa destacou a importância do evento como uma forma de incentivar a indústria moveleira a enfrentar a atual conjuntura econômica nacional. Para o responsável pela criação do espaço fluminense em Milão, o designer Guto Índio da Costa, a rodada de negócios será importante para ampliar as possibilidades de exportação do designer fluminense para o resto do mundo.

“Identificamos indústrias nacionais com capacidade de exportação, mas verificamos que há empresas que não conseguiriam competir lá fora por uma série de fatores. Então, uma maneira hoje muito comum e sustentável é exportar a propriedade intelectual”, afirmou.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia