Por bferreira

Rio - A Páscoa passou e o mercado já pensa nas vendas do Dia das Mães. Não há como escapar, afinal, a data homenageia quem lhe deu a vida e poucos poupam esforços para agradá-la.

Com o país numa situação econômica de risco, vale a pena pensar na melhor forma de presentear a mamãe sem gastar muito.

Um presente simples e barato pode representar mais do que uma joia cara. Há famílias que se reúnem e oferecem um almoço em casa mesmo, o que também pode ser uma alternativa aos altos preços dos restaurantes.

No caso de uma família numerosa, é interessante reunir os filhos e juntos comprarem algo de maior valor, dividindo o custo entre todos, assim pesaria menos no bolso de cada um. Veja dicas de como gastar menos e agradando a todos.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

“Este ano está difícil economizar. Tivemos a Páscoa, logo vem o Dia das Mães e não tenho a menor ideia de como vou presenteá-la. A grana está curta e eu cheia de dívidas. Me dá umas dicas?”

Melissa Maia, Olaria

O Dia das Mães é uma das datas de maior importância para o comércio em geral. E este ano, devido à crise que passamos, a expectativa é de um minúsculo crescimento ou até estagnação das vendas em comparação com o ano de 2014. Os mais otimistas esperam o crescimento de no máximo 1% em relação ao ano passado.

Conhecer o perfil de sua mãe é um passo fundamental para dar uma sugestão mais adequada de indicação de um presente, porém, lembre-se sempre que o preço do produto não é importante, mas sim a intenção de presentear .

O valor percebido varia de pessoa para pessoa, pois depende do grau de necessidade, satisfação e utilidade de cada um. Por isso, você pode presenteá-la com algo de maior representatividade, porém sem gastar muito ou quase nada. Não fique focada nos presentes corriqueiros, como roupas, calçados, perfumes e celulares, a não ser que ela realmente necessite de algo.

Marque uma faixa de preço que você pode gastar, pense no que estiver ao seu alcance. Se puder procure pagar à vista e pechinche. Vai achar muitas oportunidades. Com o dinheiro na mão, você consegue maiores descontos.

Se não tiver dinheiro para comprar algo, seja criativa e pense em presentes que você possa curtir com ela neste dia ou depois. Uma foto antiga dela, que quando ainda era jovem num novo porta retrato, um desenho seu de criança que a homenageava numa moldura , um passeio no parque, um almoço em casa mesmo que você prepare, ou jantar sem hora para terminar pode ser opções.

Lembre-se que, mais do que dar presentes, é mostrar uma atitude de carinho com sua mãe , um gesto de amor e que ela perceba realmente o quanto ela é importante para você. Estes são os melhores mimos que alguém como ela pode e talvez até espera receber de você.

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Você pode gostar