Por bferreira

Rio - Onze montadoras de veículos abrem na próxima sexta-feira ação para estimular as vendas por meio de consórcio. A iniciativa, chamada Festival do Consórcio Premiado, busca destravar a compra de carros novos. O setor acumula queda de 17% no primeiro trimestre deste ano, em comparação a igual período de 2014. Para contornar a situação, as empresas oferecerão benefícios extras a 240 mil consorciados já contemplados, mas que ainda não adquiriram o bem.

A ação segue até 15 de junho e reúne Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan, a ideia é que as marcas deem condições especiais para o contemplado comprar seu veículo nesse período. Por isso, cada empresa decidirá de que maneira isso será feito, sem interferência das associações.

Audi, DAF, Fiat Crysler Automotive, Honda, Caoa, Iveco, General Motors, Man Latin America, Scania, Toyota e Volkswagen já aderiram à campanha. Moan reconheceu que o festival é uma ação de marketing de curto prazo, mas ponderou que, em médio e longo prazos, tem o objetivo de promover a valorização do sistema de consórcio como meio de aquisição de veículos em tempos de crédito restrito e juros elevados.

“Não posso falar pelas marcas, mas seguramente algum benefício será oferecido, seja na oferta de algum acessório ou um componente adicional para atrair esse consorciado contemplado”, afirmou o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Junior. Segundo ele, três mil empresas filiadas à federação devem participar.

Caberá à Abac comunicar às administradoras de consórcios sobre o festival e as motivar a notificar os consorciados contemplados. Segundo o presidente da associação, Paulo Roberto Rossi, dos 240 mil contemplados, 225 mil são créditos pendentes para aquisição de veículos leves e os outros 15 mil, para pesados. Esse montante representaria um mês de vendas do setor automobilístico.

Você pode gostar