Rio - Como se sabe, a maré não está para peixe. E isso significa que, infelizmente, muita gente acaba sendo jogada para fora do seu mercado ou tem que correr atrás do seu próprio negócio — e na frente da concorrência. Nem todos têm esse talento, mas é da vida. O Steve Jobs, o grande chefe da Apple, era bom nisso. Então vale ficar de olho no que disse o Guy Kawasaki semana passada, a respeito da difícil convivência com o Jobs, que morreu em 2011.
Kawasaki é um sujeito muito bem cotado no mercado de tecnologia. Seus livros (e e-books) vendem a rodo. Tem a ver. Ele foi evangelista da Apple, ou seja, era bem pago para sair pelo mundo, cantando as maravilhas do mundo de Jobs, de quem ‘morria de medo’. Até por isso, seus ensinamentos merecem consideração, seja qual for a sua área de atuação:
1) Os melhores chefes contratam os melhores profissionais — “Todos que você contratar devem ser melhores que você”, disse Kawasaki. Ou seja: não se deixe cercar por patetas.
2) Seu produto tem que ser único e valioso — Basta dizer que foi com essa filosofia que a Apple fez história. E muito dinheiro, claro. Não adianta, portanto, vender o que todo mundo já está vendendo. Para isso, é necessário investir em trabalho, em ideias e também em pessoal bem qualificado. O resultado acaba aparecendo.
3) Comunicação direta — Steve Jobs era avesso a longas apresentações, com inúmeros e pesados slides entupindo a audiência de PowerPoint. O ideal seria não mais que dez telas. Simples e direto, como o próprio design.
4) Inteligência significa mudar seu pensamento, quando necessário — Somente antas conseguem manter suas ideias imutáveis ao longo da vida. Bom pensar nisso. Não hesite em mudar ideias quando você percebe que elas estão minimamente equivocadas.
5) Democracia importa — Tecnologia tem que ser produto (ou serviço) disponível para todos.
Notas
O FACEBOOKINHO
Já tem 1,1 milhão de usuários a rede Grom Social, espécie de Facebook somente para ‘crianças´ de 5 a 16 anos — que já me parece uma faixa etária bem elástica. Mas os pais podem monitorar a conversa da turma. É bom para praticar o inglês. O criador da rede tem 14 anos.
SEM COMPUTADOR
Em protesto por aumento de salários, auditores da Receita promoveram ontem o Dia Nacional sem Computador. Ficaram o expediente todo com as máquinas desligadas. Taí uma ideia interessante.
FIQUE POR DENTRO
A UniCarioca promove no próximo dia 13, às 20h, o seminário “O novo conceito de marketing digital e mídias sociais”. O consultor Herbert Salles vai explicar o funcionamento das ferramentas do Google e Facebook nas estratégias de Marketing Digital. A UniCarioca fica na Rua Venceslau, 315 no Méier. Telefone: 2563-1919. A entrada é franca.
>>> Se você e seu sócio não estão se entendendo bem, experimentem investir numa terapia de casal — mesmo que não sejam casados. É o que está fazendo a dupla Ilan Zechory e Tom Lehman, sócios da Genius.com. A ‘Economist’ diz que essa é uma tendência crescente. Fica a dica.