Por paloma.savedra

Rio - Pode-se dizer que foi uma festa. Pelo menos para os 100 motoristas que participaram da 7ª edição do Dia da Liberdade de Impostos — promovida pelo Instituto Millenium (Imil) —, na manhã desta terça-feira. No evento, realizado no posto de gasolina Bacellar, em Vila Isabel, na Zona Norte, eles abasteceram seus carros pagando R$ 1,51 o litro — em vezs de R$ 3,44 —, ficando livres do pagamento de 56,09% de impostos embutidos no preço do combustível. O posto lotou e atraiu ainda mais interessados. 

Cem motoristas abasteceram seus carros sem pagar impostos em evento do Instituto Millenium%2C em vila IsabelDivulgação Instituto Millenium

O evento foi patrocinado pelo Instituto Millenium, que chegou a subsidiar a venda de 2 mil litros da gasolina. Segundo o instituto, o objetivo era aumentar a percepção do consumidor sobre a incidência de impostos no Brasil. Cada cliente abasteceu o carro com até 20 litros de gasolina sem impostos.

Mas para participar da ação, os motoristas 'sortudos' tiveram de garantir vaga: cem senhas foram distribuídas a partir das 8h, formando uma fila no entorno do posto.

O instituto promoveu ainda uma brincadeira entre os presentes: com uma mochila pesada nas costas, eles pularam amarelinha em um tapete que mostra a alíquota de cada tributo que incide sobre a gasolina. No preço final do combustível, estão inclusos impostos como PIS, Cofins, ICMS e outros – um total de 56,09%. 

Você pode gostar