Por bferreira

Rio - Hoje, principalmente no Rio de Janeiro, independente do tipo e modelo, devemos sempre levar em consideração, ao comprar um automóvel, se ele possui ar refrigerado, direção hidráulica e travas elétricas. Estes itens não são mais sinônimo de conforto, são diferenciais de reforço e segurança.

Um carro híbrido, conhecido também como “flex” (gasolina/álcool) já é uma necessidade real devido à economia e redução da poluição.

Sabemos que os automóveis são bens duráveis úteis e às vezes, fundamentais, mas de grande desvalorização. Verifique no mercado se o auto que pretende comprar tem um bom valor de revenda para para que não perca tanto ao desfazer-se dele. Existem marcas e modelos mais valorizados e de fácil revenda que outros.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

“Economizei para comprar um carro novo. Como escolher um compacto popular com o melhor custo-benefício? O que devo observar na hora da compra? Se for um carro usado, preciso aumentar a atenção com alguns itens? Quais?”

Fabrício Caldas, Vicente de Carvalho

Na compra de um carro novo, compacto e popular, leve em consideração principalmente a economia de combustível e manutenção, sem deixar de lado segurança e do conforto.

Devemos ter consciência de que, quando compramos um carro “zero km”, logo que saímos com ele da concessionária, já se perde entre 10% e 15% de seu valor de mercado. Por este motivo, o ideal é que se programe em trocar de carro pelo menos de dois em dois anos, para garantir uma menor desvalorização do valor investido neste veículo.

O mercado de automóveis hoje está desaquecido, muita oferta e pouca procura, época ideal para o consumidor negociar. Lembre-se também de acompanhar seus gastos presentes e futuros, IPVA, seguro, abastecimento, manutenção etc. Temos que ficar alertas em relação a todas as despesas novas.

Ao vender seu carro atual, procure fazer a avaliação em mais de uma revenda de automóveis, acompanhe os preços publicados nos jornais e em cadernos especiais, também pesquise pela internet e procure pela melhor cotação para fechar o negócio.

Se você já está na fase de negociação de compra, as boas propostas incluem vantagens, tanto para o carro novo quanto para o semi-novo que incluem IPVA ou tanque cheio, como exemplos. Se for financiar algum valor, este, tem que fazer parte de seu orçamento para todo o ano ou pelo período que durar o financiamento. Mas muita atenção e cuidado com os juros do mercado que continuam a subir .

E, se for comprar um automóvel usado, ou “semi-novo” a atenção tem que ser redobrada. Para este caso, peça a ajuda de amigo que já comprou um usado ou de mecânico de confiança. Estes, terão conhecimento e dicas para melhor avaliação na hora de adquirir este bem.

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Você pode gostar