Por bferreira

Rio - Ao pensar no marketing de seu empreendimento, é importante considerar o perfil do público-alvo. E ao optar pela divulgação por meio das redes sociais, verifique se seus clientes são usuários daquela que foi escolhida para trabalhar.

Junto a isso, reúna características do empreendimento para ajustar o material de divulgação. Quando o empresário conhece bem o seu cliente, é possível preparar anúncios direcionados em sites de busca como o Google, ampliando bastante a visibilidade da empresa.

Quanto ao atendimento online, estima-se que, o ideal, seja responder a demanda nas redes sociais, em no máximo uma hora. Os fãs estão ali para conversar com sua marca, então dê atenção, mesmo que seja para agradecer pela interação. O feedback é importante.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Quero montar uma página na internet para vender as roupas que confecciono junto com minhas irmãs. A primeira ideia foi uma fan page no Facebook. Eu posso gerenciar? Como funciona esse tipo de marketing?”

Claudia Lima, Irajá

Olá Claudia, usar as redes sociais é uma ótima ideia para vender produtos e serviços e também promover eventos ou divulgar informações. Os valores acessíveis de investimento têm atraído negócios de moda e cada vez mais os usuários de internet compram roupas, sapatos e acessórios on-line.

No caso específico do Facebook, é possível criar a fan page, que pode ser gerenciada por você ou pessoas de sua escolha. Há no mercado plataformas de e-commerce funcionais e eficazes com baixo custo que são diretamente integradas à rede social. Dessa maneira, você atingiria o seu objetivo de ter uma fan page e, ao mesmo tempo, concretizar a venda de produtos.

É importante ressaltar que, ao optar pela página no Facebook, você vai restringir o seu público a apenas uma rede social. Quando sua empresa tem um site ou um e-commerce estruturado, a marca poderá ser “vista” em diversas ferramentas de busca e outras redes, sendo a fan page um complemento da sua estratégia de marketing.

Para trabalhar nas redes sociais é fundamental apresentar um conteúdo que desperte o interesse. Postagens com informações úteis, ligadas ao tema da empresa, geralmente são as que têm os melhores resultados. E se a plataforma de e-commerce estiver integrada à fan page, em poucos cliques, seu novo cliente terá concluído a compra. Manter uma rotina de resposta aos comentários e às críticas também é importante. Gerenciar uma fan page, site ou e-commerce dá tanto ou mais trabalho do que gerenciar uma loja física. Quanto a problemas, reconheça, desculpe-se publicamente e tente resolver tudo em um canal exclusivo.

Se precisar de uma ajuda ou consultoria individualizada, ligue para a Central de Relacionamento do Sebrae/RJ pelo 0800 570 0800 e agende uma visita. Estamos prontos para atender você.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

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