Por bferreira

Rio - Tão importante quanto uma boa aula é um bom material didático. Pois enquanto a aula vai orientar o candidato com relação às disciplinas, o material serve como apoio no estudo individual.

Por isso, antes de adquirir livros ou apostilas, o candidato deve se certificar de que está comprando um material de qualidade, que realmente vai poder ajudá-lo durante a preparação para os exames.

Atualmente, os materiais didáticos, direcionados para esse segmento, estão bastante ricos de conteúdo e principalmente, atualizados. Há uma preocupação e atenção maior por parte das editoras em oferecer material de qualidade. Em todo caso, não deixe de consultar um orientador pedagógico ou alguém de confiança para conversar sobre a melhor escolha. Saiba mais abaixo.

Por Cláudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

“Comecei a estudar para concursos públicos há pouco tempo e gostaria de saber se, além de assistir às aulas presenciais do cursinho, eu deveria, também, usar material didático de apoio?”

Julio Vieira, Penha

Olá Julio, é muito importante ter um bom material de estudo nas mãos e, principalmente, saber como utilizá-lo. Livros e apostilas de qualidade representam, na minha opinião, 50% da conquista da vaga em qualquer concurso que você almeja.

O bom material mantido atualizado, segue rigorosamente o que é cobrado nos editais e, acima de tudo, está de acordo com a banca organizadora daquele concurso.

Por isso, é importante o aluno ficar atento ao que é oferecido no mercado, buscando autores com credibilidade, preferencialmente com especialização em concursos. Esses saberão muito além das disciplinas: oferecem dicas que facilitam o entendimento do conteúdo, macetes para otimizar o tempo de estudos e na hora da prova sabem, com propriedade, o que cada banca costuma cobrar em seus exames.

Hoje, temos mais qualidade no trabalho das editoras, como é o caso da Editora Impetus, uma das mais indicadas para material de concursos públicos. Essas editoras especializadas estão, a cada dia, se aprimorando, assim como todos os profissionais envolvidos na produção.

São livros e apostilas imprescindíveis para seus estudos. Atendem cada vez mais áreas específicas.

Passou o tempo em que qualquer material para concurso público servia para todas as seleções. O trabalho das editoras está muito direcionado e tem qualidade. Em geral está excelente.

Os cursos preparatórios trabalham mais com apostilas, pois fazem uma compilação do que é mais importante para cada concurso. Por isso, mantenha um material na cabeceira durante a sua preparação.

Fique atento quanto à sua disponibilidade, demanda e necessidades. Na dúvida, peça a opinião dos professores, coordenadores pedagógicos ou de pessoas do ramo em quem confie. Tenha a mente tranquila e bons estudos.

Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos

Você pode gostar