Rio - Mesmo pagando por um serviço há relatos de mal funcionamento dos planos de saúde, principalmente quanto aos prazos, seja para marcação de consultas e exames, seja sobre liberação para o cumprimento de procedimentos cirúrgicos por exemplo.
Outro problema recorrente é com o reajuste das mensalidades. Muitos consumidores se assustam, principalmente quando o aumento vem acima da inflação, o que acontece com frequência. Nesse caso, dois critérios são usados para definir o percentual de aumento: a faixa etária do beneficiado e questões como reajuste de custos e uso dos serviços de saúde, entre outros.
Entenda um pouco mais sobre o funcionamento dos planos de saúde com a dúvida da leitora Mariana Rodrigues abaixo.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
Necessito fazer um exame no coração mas meu plano de saúde só conseguiu agendar para daqui a 45 dias. Algum tempo atrás meu marido teve que esperar quase 2 meses para que o plano liberasse uma cirurgia para ele. Como posso reclamar dessas demoras ?
Mariana Rodrigues, e-mail
Olá Mariana, cada vez mais os planos de saúde estão muito criteriosos e minuciosos para a liberação de procedimentos médicos e hospitalare</MC>s. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está acompanhando e estabelecendo regras para que não haja nenhuma forma abusiva ou de negligência perante os consumidores.
O prazo que a ANS dá para os planos de saúde é de que em até 10 dias úteis seja disponibilizado ao consumidor os exames comuns e os chamados de alta complexidade em até 21 dias úteis. Para isto é necessário que você consulte o site ou o canal 0800 da agência reguladora.
Quanto às cirurgias , as emergenciais, devem ser autorizadas de imediato e as de data marcada, também conhecida como cirurgia eletiva, em, no máximo, 21 dias úteis, também.
É muito importante que você acompanhe estes processos e possa reclamar diretamente a ANS se seu plano não estiver cumprindo os procedimentos.
As reclamações sobre seguradoras e operadoras de planos de saúde devem ser feitas diretamente a ANS e podem ser registradas pelo 0800 por carta ou por formulário de atendimento eletrônico; ou ainda por meio dos núcleos de atendimento presencial.
A operadora tem até cinco dias úteis para resolver os problemas de queixa assistencial como este caso de descumprimento de prazos para agendamento de consultas, exames e cirurgias ou negativa de autorização para realização de procedimentos e dificuldades para recebimento de reembolso. E 10 dias úteis para o caso de a queixa não ser assistencial, que são os casos de não envio de carteira do plano de saúde, reajustes indevidos, problemas de contrato e etc.
Informar-se sobre os direitos e deveres nunca é demais.
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos