Conta Social: Novas soluções, velhos problemas

Senai abre unidade de Química Verde para incentivar desenvolvimento de produtos mais sustentáveis para a indústria

Por thiago.antunes

Rio - Menos poluente que o plástico produzido a partir de matéria-prima não renovável, como o petróleo, o bioplástico, feito a partir do álcool de cana-de-açúcar, já está na sua segunda geração, utilizando o bagaço da cana como base. A solução mais sustentável é uma das boas novidades produzidas pela Química Verde. A partir de agora, o Rio vai passar a investir cada vez mais no desenvolvimento de produtos como este. O estado ganha, a partir desta semana, o Instituto Senai de Inovação para a Química Verde.

“A ideia é contribuir para aumentar a competitividade das nossas indústrias por meio de inovações que o futuro espera e que o presente já exige”, explica o gerente Paulo Roberto Furiom. O instituto é o primeiro no país a desenvolver projetos que vão ajudar a indústria a minimizar os impactos ao meio ambiente e à saúde humana.

Bioplástico%2C feito a partir do álcool de cana-de-açúcar%2C já está na sua segunda geraçãoDivulgação

Instalada na Tijuca, onde funciona o Instituto Senai de Tecnologia, a unidade vai desenvolver novos processos e produtos para aumentar a eficiência energética e o uso de fontes renováveis ou recicladas de matéria-prima. Destaque para os setores petroquímico, farmacêutico, cosmético, óleo e gás, alimentos e bebidas e biocombustíveis.

Amazônia em Paris

Especialista em fotos da natureza, o carioca Nando C.R. Guimarães levará quatro fotos da Amazônia e uma panorâmica da Baía de Guanabara ao Carrousel du Louvre, no próximo fim de semana, em Paris. A mostra da Divine Académie reúne mais de 30 artistas argentinos, franceses e brasileiros, que vão expor fotografias, pinturas e esculturas.

Carioca levará fotos da Natureza para ParisDivulgação

“A oportunidade de expor em Paris será a forma não só de mostrar meu trabalho, mas também de divulgar as belezas naturais de diversas regiões do Brasil”, diz Nando, que já visitou a Amazônia, o Pantanal, o Jalapão e a Ilha de Marajó, sempre captando detalhes das paisagens e da cultura do local.

Boas ações em dia

Projetos de agricultura familiar orgânica de Nova Friburgo estão no roteiro de 300 participantes da Jornada Nacional Jovem Rural, que o Instituto Souza Cruz promove esta semana.

Mais nova casa de festas de Barra de Guaratiba, o Espaço Ever4 inclui hortas e explicações sobre a importância de frutas e legumes. Um evento mais sustentável para crianças e adultos.

Empresas do grupo Invepar, a Linha Amarela e o MetrôRio estão com inscrições abertas para seleção de projetos socioambientais em áreas do entorno de suas operações.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia