Por thiago.antunes

Rio - Menos poluente que o plástico produzido a partir de matéria-prima não renovável, como o petróleo, o bioplástico, feito a partir do álcool de cana-de-açúcar, já está na sua segunda geração, utilizando o bagaço da cana como base. A solução mais sustentável é uma das boas novidades produzidas pela Química Verde. A partir de agora, o Rio vai passar a investir cada vez mais no desenvolvimento de produtos como este. O estado ganha, a partir desta semana, o Instituto Senai de Inovação para a Química Verde.

“A ideia é contribuir para aumentar a competitividade das nossas indústrias por meio de inovações que o futuro espera e que o presente já exige”, explica o gerente Paulo Roberto Furiom. O instituto é o primeiro no país a desenvolver projetos que vão ajudar a indústria a minimizar os impactos ao meio ambiente e à saúde humana.

Bioplástico%2C feito a partir do álcool de cana-de-açúcar%2C já está na sua segunda geraçãoDivulgação

Instalada na Tijuca, onde funciona o Instituto Senai de Tecnologia, a unidade vai desenvolver novos processos e produtos para aumentar a eficiência energética e o uso de fontes renováveis ou recicladas de matéria-prima. Destaque para os setores petroquímico, farmacêutico, cosmético, óleo e gás, alimentos e bebidas e biocombustíveis.

Amazônia em Paris

Especialista em fotos da natureza, o carioca Nando C.R. Guimarães levará quatro fotos da Amazônia e uma panorâmica da Baía de Guanabara ao Carrousel du Louvre, no próximo fim de semana, em Paris. A mostra da Divine Académie reúne mais de 30 artistas argentinos, franceses e brasileiros, que vão expor fotografias, pinturas e esculturas.

Carioca levará fotos da Natureza para ParisDivulgação

“A oportunidade de expor em Paris será a forma não só de mostrar meu trabalho, mas também de divulgar as belezas naturais de diversas regiões do Brasil”, diz Nando, que já visitou a Amazônia, o Pantanal, o Jalapão e a Ilha de Marajó, sempre captando detalhes das paisagens e da cultura do local.

Boas ações em dia

Projetos de agricultura familiar orgânica de Nova Friburgo estão no roteiro de 300 participantes da Jornada Nacional Jovem Rural, que o Instituto Souza Cruz promove esta semana.

Mais nova casa de festas de Barra de Guaratiba, o Espaço Ever4 inclui hortas e explicações sobre a importância de frutas e legumes. Um evento mais sustentável para crianças e adultos.

Empresas do grupo Invepar, a Linha Amarela e o MetrôRio estão com inscrições abertas para seleção de projetos socioambientais em áreas do entorno de suas operações.

Você pode gostar