Por tabata.uchoa

Rio - Os meses de novembro e dezembro serão bastante movimentados para a comunidade concurseira. Nesse final de ano serão aplicadas provas de 32 editais de concursos públicos para o Rio de Janeiro, 17 em novembro e 15 em dezembro. Especialistas garantem que, o mais importante nesse momento é rever os conteúdos mais relevantes e se manter tranquilo para um bom rendimento nos dias das avaliações. 

Dênis França, professor do site Qconcursos.com, orienta aos candidatos que vão participar de exames nessa reta final, que façam revisões gerais dos assuntos que já dominam e leiam algo sobre os temas que não sabe nada ou muito pouco. “É importante fazer uma revisão para ajudar a resgatar esses conteúdos na hora da prova”, explica França.

Fabiana vai aproveitar os estudos para o INSS em outros certamesBanco de imagens

E se o candidato já revisou tudo, é hora de focar em resumos e intensificar o treinamento. E com o tempo reduzido, pegar livros extensos pare estudar, como se a prova fosse daqui a um ano, é algo que só vai trazer ansiedade, esclarece o professor. “Então é necessário priorizar atividades dinâmicas, o que inclui a habitual prática de exercícios”, pontua França.

Fabiana Cinalli, 34, é aluna do site Questões de Concursos e conta que vem estudando para o exame do INSS, mas vai aproveitar os estudos para fazer a prova para a Prefeitura de Niterói. “Nesta reta final faço muitas questões, aproximadamente 150 por dia. Nos finais de semana, resumos e simulados, o que não pode faltar pra mim”, conta Fabiana.

Em novembro, dos 17 editais, 11 são para exames da Uerj. Destes, os editais para Biólogo, Intérprete de Libras, Médico Neurologista e Procurador ainda estão com inscrições abertas. No site da Superintendência de Recursos Humanos da Uerj (http://concursos.srh.uerj.br) o candidato tem acesso a mais informações. Além desses, em novembro serão aplicadas provas para a Prefeitura de Volta Redonda, Telebrás, Prefeitura de Sapucaia, Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM-RJ), Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ) e ANS, todos com inscrições encerradas.

Para dezembro, estão agendadas provas para Uerj, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-RJ), Instituto de Previdência Cabista e para as prefeituras de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro (Médico Perito), Niterói e Nova Friburgo.

Funai tem edital prorrogado pelo Planejamento

O concurso para a Fundação Nacional do Índio (Funai) teve nova autorização do Ministério do Planejamento para a seleção de 220 vagas. A portaria nº 452 foi divulgada no Diário Oficial da União da última quinta-feira.
A princípio, o concurso havia sido autorizado em abril deste ano por meio da portaria nº 85, que teve seu vencimento para a publicação do edital também na última quinta-feira. O que estende em mais seis meses o prazo para a publicação de seu edital.

Serão 202 vagas para indigenista especializado, sete para engenheiro, cinco para engenheiro agrônomo e seis para contador.

“Mantenha o equilibrio e aproveite melhor a reta final”

Por CLAUDIA JONES, jornalista do site Questões de Concursos

Na reta final de um concurso, o ideal é concentrar-se nas novidades do edital escolhido, mas sem gastar muita energia, já que o candidato guarda uma gama de informações referentes a conteúdo comum a diversos concursos.

Porém, nada de deixar o conhecimento que você acredita dominar para trás. Mantenha o conteúdo sempre vivo na memória, principalmente, por meio de resolução de exercícios de provas anteriores daquela mesma banca.

Se tiver dificuldades para encontrar questões da banca do seu concurso, resolva a situação por meio de outras bancas e concursos, pois elas são úteis nesse caso, orientam quanto aos conteúdos de maior frequência e importância nos exames.

Importante manter o equilíbrio físico e mental para aproveitar esses dias com qualidade, e dar os últimos retoques na preparação. Para quem estudou com antecedência, as duas últimas semanas devem ser dedicadas somente às revisões e muitos exercícios. Priorize o estudo das matérias em que ainda encontra maior dificuldade, mas não gaste muito tempo com conteúdos novos e muito extensos, que poderiam demandar muito investimento de tempo para pouco resultado.

É hora de aparar as arestas somente e fazer o estudo inteligente com vários pequenos pontos, que podem significar mais questões. Pode valer muito à pena.

Aproveite os momentos finais para fazer muitos simulados. Eles trarão uma boa noção de como será o dia da prova em relação ao tempo que terá para cada disciplina. Essa é uma ferramenta de preparação que não pode faltar na reta final.

Evite virar noites estudando, pois isso só o deixará cansado e mais ansioso. Assim, aproveite o tempo que lhe resta para repassar anotações, refazer exercícios, e algumas horas para o descanso. Boa sorte a todos.

Você pode gostar