Por felipe.martins

Rio - Cultivar hortaliças pode ser uma boa forma de aproveitar o espaço que sobra no quintal de casa. Com o crescimento das feiras orgânicas, a prática tem sido adotada por muitas famílias, que encontram na atividade uma fonte de alimento saudável para casa e também um renda extra no fim de mês.

No entanto, para explorar o potencial econômico da atividade, o agricultor precisa estar de acordo com órgãos fiscalizadores e contemplar o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais. Saiba com o especialista como fazer.

PERGUNTA E RESPOSTA

Quero aproveitar meu quintal para plantar verduras, hortaliças, raízes, tudo de forma orgânica, sem agrotóxicos. Se tudo der certo, quero aproveitar e vender parte da produção. Acha que pode dar certo? Tenho visto as feiras orgânicas crescerem e vi aí uma possibilidade., Luana Cruzome, Itaipu

Prezada Luana, é possível ter uma produção em pequenos espaços e seu quintal pode ser utilizado para cultivar verduras e hortaliças de modo planejado, observando variedades e culturas apropriadas para cada época do ano.

Para produzir sem agrotóxicos (inseticidas, herbicidas, fungicidas e nematicidas) e outros insumos artificiais tóxicos, como adubos químicos, você pode adotar o manejo agroecológico ou orgânico. Os alimentos orgânicos, da produção até a venda, atendem a uma legislação específica. Eles precisam apresentar o selo SisOrg, obtido por meio de Certificação por Auditoria feita por uma certificadora pública ou privada credenciada no Ministério da Agricultura ou pelo Sistema Participativo de Garantia (SPG), que reúne grupos de agricultores, técnicos e organizações sociais, cadastrados no Ministério da Agricultura, que se autocertificam, ou seja, estabelecem procedimentos de verificação das normas de produção orgânica daqueles que compõem o SPG e se responsabilizam coletivamente pelo cumprimento dos mesmos.

Os únicos autorizados a realizar vendas diretas ao consumidor sem certificação são os agricultores familiares, desde que integrem alguma Organização de Controle Social – OCS (associação, cooperativa ou grupo de agricultores familiares que asseguram a qualidade orgânica) cadastrada nos órgãos fiscalizadores. No seu caso, Luana, o melhor é se associar a uma dessas organizações.

Vale a pena lembrar que o sistema produtivo contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações ambientais, sociais e culturais. Por isso, você precisa considerar a questão do fornecimento de água do seu terreno. Uma sugestão é armazenar a água da chuva para irrigação localizada, de preferência por gotejamento.

Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800 e agende uma visita com um consultor especializado em produção agroecológica e orgânica.


Você pode gostar