Por thiago.antunes
Rio - Imagine um lugar onde é possível se desligar dos problemas, fugir do caos da cidade e se dedicar 100% aos estudos. Acrescente a isso professores disponíveis 24 horas em um ambiente organizado e planejado para garantir conforto e qualidade ao aprendizado. A Pousada do Concurseiro, um projeto dos professores Francisco Saint Clair e Rodrigo Lelis, é o mais novo ponto de encontro dos estudantes para concurso no Rio de Janeiro.
A ideia é reunir os candidatos, no máximo 15, para que haja um bom rendimento, e ter um fim de semana ou feriado prolongado de total dedicação aos estudos. “A pousada é uma alternativa para aqueles que estão determinados a garantir um cargo público, mas não conseguem ter foco nos estudos, seja por falta de tranquilidade em casa, ou porque não conseguem sozinhos estabelecer um plano de estudos ideal”, explica Lelis.
Pousada do Concurseiro hospeda alunos com professores 24 horas Reprodução

Apesar de estarem em uma pousada, lugar a princípio voltado ao lazer, o professor Lelis garante que os alunos são bastante comprometidos e não há dispersão durante os estudos. São 12h diárias de aulas com professores disponíveis 24h. “Há períodos em que todos ficam livres para fazer o que desejarem, como dar uma volta na praia da Barra, por exemplo, que fica próxima à pousada. O que é algo benéfico para o candidato, já que os momentos de lazer são muito importantes na assimilação do conteúdo e no descanso da mente", esclarece Lelis.

Para o aluno Darlan Marinho, 35 , a pousada é um diferencial na preparação para as provas de concursos públicos. “Por mais que eu tentasse, meu estudo não rendia em casa nos finais de semana. São muitas distrações. Na pousada, além do sossego, eu tenho o apoio e atenção dos professores o tempo todo”, comenta Marinho que aprova a ideia. O pacote de fim de semana, chamado “Projeto Weekend”, custa R$ 199. O projeto de carnaval já está a venda e pode custar R$ 800 dependendo do quarto escolhido pelo estudante.

Alunos se divertem mas nos horários de estudo a dedicação é exclusiva para um bom aproveitamentoReprodução

'Se em casa não tiver silêncio, opte por uma biblioteca', Claudia Jones, jornalista do site qconcursos.com

Um dos pontos principais da preparação para um concurso público é a concentração. Porém, não é tão simples quanto pode parecer. Para o candidato que estuda em casa, a missão é ainda mais díficil, pois manter a concentração com os fatores externos, que afloram justamente na hora de estudar, se torna uma batalha interior diária. É campainha e telefone o tempo todo tocando, cachorro latindo, algum familiar que resolve toda hora “perguntar uma coisinha rápida”, barulho dos carros na rua. Enfim, uma gama de desvios de atenção que são capazes de tirar o candidato do foco. 

Publicidade
A minha recomendação é que, se o candidato não tem tranquilidade em casa para estudar, que opte por uma biblioteca, pois nada pode desviar a atenção de quem tem um objetivo. Alguns candidatos são felizardos, pois conseguem se concentrar mesmo com barulhos externos. Vejo muitos estudando em ônibus, metrô e conheço gente até que estuda ouvindo música.
Porém, esses se garantem. O ideal para o candidato que não tem um poder de concentração muito bom é realmente manter-se distante de distrações enquanto estiver se dedicando aos estudos. Outro detalhe importante: organize seu ambiente de estudos sem muitos “chamarizes”, deixe à mesa somente o computador, seus livros, cadernos e apostilas. Assim você vai conseguir se manter atento aos seus objetivos. Bons estudos.
Publicidade
Saiba mais
- Pousada
Publicidade
A Pousada do Concurseiro fica na Avenida Grande Canal, nº 301, Barra. Oferece salas de estudos, Wi fi gratuito e café da manhã. Os quartos são individuais, duplos ou quádruplos.
- Como participar
Publicidade
Interessados devem enviar email para pousadadoconcurseiro@gmail.com.
- Aula beneficiente
Publicidade
O Universo do Concurso oferece aulão beneficente de Direito Administrativo para a prova do INSS. Será no dia 5 de dezembro, das 9h às 12h. Inscrições em: universodoconcursopu
blico@gmail.com.