As grandes redes varejistas Casas Bahia e Ponto Frio também partiram para o saldão. Além de oferecer preços 70% mais baixos, facilitam o pagamento. Nas lojas físicas, todos os produtos podem ser pagos em até 14 vezes sem juros no cartão da bandeira das lojas.
Já o Supermercado Extra faz, somente até hoje, sua queima de estoque. Todos os eletroportáteis estão com 20% de desconto e os clientes poderão parcelar os itens de Eletro em até 20 vezes sem juros no Cartão Extra e em até 10 parcelas sem acréscimo nos demais cartões. Além disso, o Bazar e o Têxtil dão descontos de até 60%.
Pesquise em vários estabelecimentos para verificar se não se trata de “falsa liquidação”. Na vitrine, tudo induz a acreditar que produtos e preços são ótimos, mas ao entrar na loja o consumidor deve se certificar se não será enganado.
COLOQUE NA BALANÇA
Veja se compensam as promoções do tipo “pegue dois, leve três”, ou que ofereçam brindes, descontos em segunda compra, ou sorteio de prêmios.
Defina o que deve ser comprado antes de sair de casa, após a pesquisa de preços. Um bom aliado são os anúncios em jornais, rádios ou tevês, que deverão ser guardados. O material publicitário poderá auxiliar numa eventual reclamação contra a empresa, caso não haja o cumprimento da oferta.
Tenha cuidado redobrado com o estado das mercadorias, principalmente aquelas em exposição. Lembre-se de que não poderá trocá-la, por isso, confira se não há defeitos que comprometam a utilização.
No caso de produtos com pequenos defeitos — roupas com manchas, descosturadas ou eletrodomésticos com partes amassadas, ou ainda, móveis de mostruário — você deve exigir que a loja coloque os problemas na nota fiscal. Os prazos para reclamar desses defeitos são de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os que são duráveis.
Avalie com cuidado os produtos. No caso de roupas, prefira modelos mais clássicos.