Por thiago.antunes

Rio - Até o dia 6 de dezembro o Circuito Cine Curta exibe curtas-metragens brasileiros para sete escolas da rede pública e instituições localizadas nos bairros do Caju, Bonsucesso e Benfica. A meta do projeto é atingir aproximadamente 5 mil alunos de diferentes faixas de idade, que vão dos 3 aos 14 anos. Ao todo, foram selecionados 13 filmes, de animação, ficção e documentário que destacam a história e cultura do Brasil.

Objetivo do programa é atingir os alunos dos 3 aos 14 anos Reprodução Facebook

O principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como ferramenta pedagógica, fazendo com que os alunos tenham maior facilidade de assimilação de conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica.

O Circuito Cine Curta já atendeu nas três edições passadas 43 escolas da rede pública de educação do Rio de Janeiro, beneficiando mais de 40 mil alunos. O projeto é idealizado pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, responsável pela curadoria dos filmes exibidos.

Tudo começou quando Juliana percebeu uma carência cultural, principalmente cinematográfica, em determinadas regiões da cidade e resolveu levar o cinema num primeiro momento às praças públicas de regiões carentes com o Projeto Curta na Praça, criado em 2008. Daí nasceu o Circuito Cine Curta em 2010.

“É muito gratificante conseguirmos apresentar o cinema brasileiro como ferramenta de estudo nas escolas. É uma grande oportunidade propiciar um ambiente de estudo mais criativo e estimulante para as crianças e adolescentes”, afirma Juliana Teixeira. Além das exibições dos filmes, os alunos das escolas participantes serão estimulados pelos professores a desenvolver trabalhos sobre os curtas de acordo com as sugestões da apostila.

Programação

Dias 25 e 26

E.M.Marechal Esperidião Rosas (Caju)

Dia 29

E.M.Felix Mieli Verenando (Caju)

Dias 3 e 4 de dezembro

E.M.Uruguai (Benfica)

Dias 5 e 6 de dezembro

E.M.Ruy Barbosa (Bonsucesso)

Você pode gostar