Por raphael.perucci

Rio - Em 155 anos de existência, voltado exclusivamente para o ensino de garotos, o tradicional Colégio de São Bento, no Centro do Rio, vai abrir pela primeira vez suas portas para receber meninas. A novidade foi aprovada pelo reitor Dom Miguel da Silva Vieira e anunciada nesta terça-feira pela supervisora pedagógica Maria Eliza Penna Firme Pedrosa.

O projeto da instituição mantida por monges beneditinos prevê matrícula para alunas a partir de 2015. A abertura do ensino ao público feminino será feita de forma gradativa. Inicialmente serão abertas vagas para meninas nas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio.

São Bento%2C conhecido por só receber alunos%2C é um dos melhores colégios do RioAlessandro Costa / Agência O Dia

O ingresso de alunas nos corredores do prédio, instalado ao lado do Mosteiro de São Bento, no Centro da cidade, não significa, no entanto, ampliação do número de vagas. As novas alunas vão disputar as cadeiras com os meninos. De acordo com Maria Eliza a intenção é oferecer metade das vagas para as garotas.

Outra mudança será a instalação de uma nova unidade na Barra da Tijuca, mantendo a mesma qualidade acadêmica que levou o colégio ao topo do ranking do Enem 2012, com a média mais alta em Redação no Brasil.“A previsão é que a escola seja aberta em 2018 para atender famílias da região e até de nossos alunos que têm extrema dificuldade de deslocamento ”, adianta Maria Elisa.

Você pode gostar